/ Notícias / Liga de Nefrologia participa de evento nacional
Liga de Nefrologia participa de evento nacional
05.09.2012 | 10:25 | #medicina
Liga de Nefrologia participa de evento nacional
Um dos encontros mais importantes do país na área de Nefrologia terá a participação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Estudantes de Medicina da Instituição apresentarão mais de dez trabalhos no 26° Congresso Brasileiro de Nefrologia (CBN), que ocorre de 05 a 09 de setembro, em São Paulo.

Componentes da Liga Acadêmica de Nefrologia da UCPel, sete estudantes saem na quarta-feira (05) de Pelotas para representar a Universidade e o curso de Medicina. Eles apresentarão os trabalhos que foram feitos com a participação de todos os alunos que formam a Liga - ao todo, são 21 pessoas, além dos professores tutores do grupo, Maristela Böhlke e Franklin Barcellos.

As pesquisas tratam, em seu cerne, de estudos feitos com pacientes em hemodiálise ou que apresentam algum quadro de doença renal. Estes pacientes são, em sua maioria, pessoas que acessam o tratamento de saúde por meio do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) e do Núcleo Ambulatorial da Universidade. Além deles, os estudantes da Liga estudaram casos obtidos através da atividade anualmente realizada pela UCPel no Dia Mundial do Rim.

Para a presidente da Liga Acadêmica de Nefrologia, a estudante Laura Madeira, a participação no CBN é fruto do estímulo constante dado pelos professores da Universidade aos alunos. “Eles [docentes] sempre dizem que devemos participar de eventos de iniciação científica. Agora, teremos a oportunidade de apresentar o nosso trabalho, que foi gerado através de atividades práticas e pensando no bem social, em nível nacional”, diz a acadêmica. Laura ainda destaca o trabalho da Liga. “O que fazemos, além de enriquecer o currículo, busca beneficiar a população de Pelotas no acesso a saúde e tratamento de doenças que, em muitos casos, era até desconhecida por estas pessoas”.

Componente da Liga de Nefrologia e integrante que vai ao CBN, a acadêmica Luciana Valle destaca a participação dos professores tutores nas atividades do grupo. “Eles sempre nos apoiam, nos motivam e participam conosco das atividades. Eles são fundamentais”, afirma Luciana. Responsável por este reconhecimento, o professor Franklin Barcellos diz que a participação dos estudantes no Congresso representa o reflexo dos esforços do grupo. “Eles estão sempre na busca por conhecimento e aprendizado, com dedicação e vontade. Lá, eles poderão trocar experiências e acrescentar conteúdos a sua formação profissional e pessoal”, diz o professor.

Os trabalhos, que serão apresentados em pôster, são “Função sexual e qualidade de vida em pacientes portadores de doença renal crônica tratados por hemodiálise”, “Prevalência de pacientes com proteinúria sem diagnóstico de doença renal crônica do Dia Mundial do Rim no município de Pelotas/RS”, “Relação obesidade x doença renal crônica na análise de um estudo realizado no Dia Mundial do Rim em Pelotas/RS”, “Associação entre Estado Nutricional e Qualidade de Vida em Pacientes portadores de Doença Renal Crônica em Tratamento por Hemodiálise”, “Perfil dos indivíduos que participam de programas públicos para rastreamento de doença Renal em Pelotas-RS”, “Prevalência e fatores associados à Doença Arterial Periférica Sintomática em pacientes portadores de doença renal crônica em tratamento conservador”, “Fatores associados à Concentração Sérica de potássio em pacientes portadores de doença renal crônica em tratamento conservador”, “Relação entre qualidade de vida e de nível de atividades físicas de doentes renais crônicos em estágio pré-diálise”, “Índice Tornozelo-braquial e Proteína C reativa como indicadores de doença arterial periférica em doentes renais crônicos em estágio pré-diálise”, “Avaliação do risco cardiovascular de doentes renais crônicos em doentes renais crônicos em estágio pré-diálise através do escore de Risco de Framingham”, “Perfil dos indivíduos com diagnóstico de hipertensão avaliados em campanha pública de prevenção de doença renal em município do sul do Brasil”, “Manutenção do emprego para Pacientes portadores de doença renal crônica: Compreender a situação atual visando Intervenção Racional” e “Associação entre obesidade/sobrepeso e hipertensão arterial em pacientes portadores de doença renal crônica em tratamento conservador”.

Os estudantes que irão ao CBN são Ângela Rosa, Lucas Gallotti, Janize Paslawski, Annelise Reges, Luciana Valle, Laura Madeira e Mônica Suso.