/ Notícias / LEAD/UCPel inicia atividades do Ciclo de Palestras em 2016
LEAD/UCPel inicia atividades do Ciclo de Palestras em 2016
O Ciclo de Palestras do Laboratório de Estudos em Análise do Discurso do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (LEAD/PPGL/UCPel) promove seu primeiro encontro em 2016. O tema orações relativas, sob a ótica de Michel Pêcheux, Paul Henry e outros analistas, será abordado pelos professores do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense André Nogueira e Cristina Rodrigues e pela professora da UCPel, Aracy Ernst.

Marcado para ocorrer nesta quinta-feira (14), às 19h, na sala 403 C, Campus I, o encontro irá destacar as construções dessas orações, cujo funcionamento traz implicações decisivas para se pensar as relações entre língua e discurso e a produção de sentidos. O evento é aberto a interessados e tem entrada gratuita.

O Ciclo de Colóquios foi criado para possibilitar o debate entre diferentes áreas do conhecimento e perspectivas teóricas com a Análise de Discurso vinculada à obra do filósofo Michel Pêcheux. As discussões são encaminhadas a partir dos interesses de estudo e problemáticas abordadas pelos integrantes do LEAD em suas pesquisas.

Confira abaixo a programação do evento, que terá o formato mesa-redonda:

Orações adjetivas: norma e uso gramatical
Prof. Me. André Nogueira (IFSul/UCPel)

As relativas em P. Henry: leitura do artigo ‘Construções relativas e articulações linguísticas’
Prof.ª Dra. Aracy Ernst (UCPel)

O discurso ecológico das Mulheres do Movimento Campesino e da Aracruz celulose. Uma questão relativa?
Prof.ª  Ma. Cristina Rodrigues (IFSul/UCPel)