/ Notícias / LASEM está com inscrições abertas para seleção de estudantes
LASEM está com inscrições abertas para seleção de estudantes
18.05.2022 | 09:56 | #medicina
LASEM está com inscrições abertas para seleção de estudantes

A Liga Acadêmica de Semiologia Médica da Universidade Católica de Pelotas (LASEM/UCPel) está com processo seletivo aberto. As inscrições vão até as 23h59 do dia 6 de junho. Os candidatos aprovados irão atuar no desenvolvimento de trabalhos científicos e outras atividades realizadas pelo projeto.

Podem participar da seleção estudantes de Medicina do 2º ao 6º ano, tanto da UCPel quanto de outras instituições. Ao todo são ofertadas cinco vagas, sendo uma destinada para acadêmicos de outras universidades e uma para secretário. No entanto, para esse cargo o candidato deve manifestar interesse no dia da prova e ser aluno da Católica de Pelotas. Mesmo com a escolha, o estudante ainda pode concorrer para as demais vagas.

Para se inscrever basta acessar o formulário. Após preencher o formulário é cobrada uma taxa de R$ 10,00 que deve ser paga via PIX. Para que a inscrição seja confirmada é necessário o envio do comprovante para o e-mail da Liga: lacem@ucpel.edu.br. Mais informações no edital.

Prova e gabaritos

Composto por fase única, serão aprovados no processo seletivo os estudantes que alcançarem as maiores notas. A prova será realizada no dia 8 de junho de forma presencial a partir das 20h. O local ainda será definido.

Os candidatos terão uma hora para responder 20 questões de múltipla escolha e uma dissertativa. A previsão de divulgação dos gabaritos é 8 de junho. Depois de liberados os resultados, o participante tem até 24 horas para encaminhar recurso para o e-mail lacem@ucpel.edu.br.

Teoria e prática juntas

Segundo a presidente da LASEM e aluna do curso de Medicina da UCPel, Nicole Huppes, os aprovados na seleção irão participar da construção do Manual de Semiologia Médica que está sendo desenvolvido pela Liga Acadêmica. “Isso conta muito para o currículo dos acadêmicos, já que precisamos correr muito atrás de currículo para a prova de residência”, destaca.

Além disso, os ligantes atuarão na elaboração de trabalhos científicos e terão a oportunidade de participar de congressos, inclusive na apresentação de trabalhos.

Mais informações podem ser obtidas no edital e na conta do Instagram da LASEM.

Sobre a LASEM

Fundada no início de 2021, a Liga Acadêmica de Semiologia Médica da UCPel possui aulas quinzenais. Por conta da pandemia de Covid-19, atualmente os encontros ocorrem de forma remota. No entanto, a previsão é que algumas atividades práticas como a de exame físico sejam feitas presencialmente já no próximo mês.

Redação: Kauã Blank