/ Notícias / Lar da Criança terá capacitação sobre abordagem Pikler, em abril
Lar da Criança terá capacitação sobre abordagem Pikler, em abril
28.03.2019 | 16:28 | #lar-da-crianca-sao-luiz-gonzaga
Lar da Criança terá capacitação sobre abordagem Pikler, em abril
Em abril, a equipe do Lar da Criança São Luiz Gonzaga receberá formação inovadora. A abordagem de Emmi Pikler na educação de crianças de zero a três anos será tema de capacitação, ministrada pela professora Sylvia Nabiger e pela psicóloga Gabriela Martins. A atividade gratuita integra a série de inspirações utilizadas para repensar a proposta pedagógica da escola.

A abordagem de Emmi Pikler privilegia a autonomia dos bebês e o movimento livre, ou seja, a ideia da liberdade da criança se movimentar, conforme explica a coordenadora pedagógica do Lar, Edyssa Duarte. “Até alguns anos atrás, se acreditava que os cuidados com o bebê eram simplesmente alimentação e higiene. Hoje nós sabemos que eles têm vontades e precisam ser respeitados”, ressalta.

Há cerca de um ano, a equipe da escola começou a estudar a abordagem Pikleriana e a aplicar algumas atividades dentro do modelo. Para as crianças, os benefícios foram visíveis. Ao utilizar o ambiente para estimular o desenvolvimento, a coordenadora pedagógica relembra casos de alunos que adquiriram autonomia de sentar através do movimento livre.

Outra característica da abordagem é a afetividade, isto é, poder proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento pleno da criança. “O papel do educador é fundamental, não mais como um estimulador, mas criando vínculo afetivo e proporcionando esses ambientes”, acrescenta.

Apesar de recente no Brasil, o modelo de abordagem pedagógica foi criado na Hungria, no período pós Segunda Guerra Mundial, pela pediatra Emmi Pikler. Na capacitação de abril, a equipe irá contar com duas profissionais de expressão no país sobre o tema: a representante internacional da Rede Pikler no Brasil, professora Sylvia Nabiger; e a pós-doutoranda em Educação pela PUCRS, psicóloga Gabriela Martins.

O conteúdo programático privilegia a história de Emmi Pikler, princípios fundamentais da abordagem, ambiente facilitador e as contribuições em escolas de Educação Infantil. A formação vai ocorrer em 26 de abril e, segundo a diretora do Lar, Bianca Neves, será um momento de aprofundar os estudos já iniciados. “Com as formações mensais, pretendemos qualificar ainda mais o nosso trabalho pedagógico”, finaliza.

Redação: Piero Vicenzi