/ Notícias / Lar da Criança São Luiz Gonzaga comemora 33 anos
Lar da Criança São Luiz Gonzaga comemora 33 anos
05.09.2012 | 10:05 | #institucional
Lar da Criança São Luiz Gonzaga comemora 33 anos
O Lar da Criança São Luiz Gonzaga surgiu a partir da vontade de um grupo de pessoas vinculadas ao Movimento de Cursilhos de Cristandade, da Igreja Católica, em criar uma instituição de caridade para menores de rua. Isso aconteceu há 33 anos e, nesta semana, será comemorado o aniversário da instituição que é vinculada à Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Uma missa está marcada para esta quarta-feira (05) e um coquetel de comemoração para quinta-feira (06).

As atividades marcam a história de um local que foi como um lar para muitas crianças. Fundado em 05 de setembro de 1979, hoje, o local atende crianças de quatro meses a cinco anos de idade em nível de Educação Infantil, provenientes de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, além de filhos de funcionários da Universidade.

A história do local foi construída pelas mãos de muitos apoiadores. Prefeitura de Pelotas, Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC), UCPel, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Fundação Nacional do Bem Estar do Menor (FUNABEM) e Movimento de Cursilhos de Cristandade são alguns deles.

Desde 1982, o Lar da Criança São Luiz Gonzaga caracteriza-se como uma instituição de caráter filantrópico, mantido pela SPAC e vinculado à UCPel. As frentes são responsáveis por manter o setor burocrático, o serviço médico, odontológico, psicológico, de nutrição e assistência social do local.

Em mais de três décadas, o Lar esteve sob a direção de Carmem Maria Jará, Mariza Lemons Francisco, Beatriz Cogoi, Maria José Barbosa Duarte, Lourdes Gomes de Assumpção e, atualmente, Bianca Santos. Funcionando em regime de berçário, maternal e pré-escola, o Lar é um ambiente lúdico e adequado às necessidades de cada faixa etária. Segundo a coordenação do local, lá é oportunizado o aprendizado num mundo de divertidas descobertas onde a criança percebe a capacidade que tem de modificar seu meio e o papel que nele desempenha.

Entre os projetos desenvolvidos na escola infantil, estão Educação Ambiental, Capoeira, Brinquedoteca, Hora do Conto, Inclusão Digital, Culinária Infantil, Coleta Seletiva do Lixo e Horta Agroecológica. Além do atendimento às crianças, a instituição desenvolve um programa sócio-educativo com as famílias e comunidade através de Oficinas de Geração de Renda e preparação para o trabalho. O Lar da Criança é, ainda, campo de estágio da UCPel para áreas como  Serviço Social, Pedagogia, Enfermagem, Ecologia e Ciências Biológicas.

A missa alusiva ao aniversário do Lar da Criança São Luiz Gonzaga é na quarta-feira, às 8h15min, e será celebrada pelo capelão da UCPel, padre Rogério Mosimann da Silva, na Capela Universitária. Um dia depois, às 16h, ocorre o coquetel comemorativo, na própria sede da instituição (avenida Brasil, 314). Haverá apresentação musical da turma de pré-escolar e mostra de trabalhos dos estudantes do Lar.