/ Notícias / Lar da Criança recebe projeto Chef na Comunidade
Lar da Criança recebe projeto Chef na Comunidade
03.06.2015 | 17:44 | #comunidade
Lar da Criança recebe projeto Chef na Comunidade
O Lar da Criança São Luiz Gonzaga da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi o local escolhido para a realização de uma oficina vinculada ao projeto Chef na Comunidade, do Festival de Gastronomia da Feira Nacional do Doce (Fenadoce). A oficina ocorreu na tarde desta quarta-feira (03).

A atividade contou com a participação do mestre padeiro Fabiano Soares, que ensinou aos integrantes do projeto Cozinha Experimental e Autonomia Empreendedora a receita de um pão de batata doce assada com ovos e manteiga.

Além do desenvolvimento da receita, cujo objetivo principal foi valorizar a produção local de alimentos, Soares explicou técnicas de conservação e deu dicas de como comercializar corretamente o produto.

A coordenadora do Festival de Gastronomia, Jussara Dutra, explicou que o Chef na Comunidade tem, primeiramente, uma missão de resgate cultural. “O que pretendemos é chamar a atenção da comunidade para enxergar a gastronomia como um instrumento importante de saúde e sustentabilidade, além de despertar para o quanto a questão da alimentação nos diz respeito”, comentou.

Para ela, a gastronomia não deve ser encarada como algo produzido apenas para a elite, mas democratizada como uma relação do homem com o alimento nas mais diversas dimensões. “Hoje em dia, as pessoas não têm mais o hábito de cozinhar em casa ou de guardar livros de receitas da família, como antigamente, de valorizar nossa culinária, que é muito rica e muito farta”, disse, ao explicar que existe, também, a versão da proposta para o ambiente escolar: o Chefs na Escola. Nesse contexto, o foco é orientar merendeiras e nutricionistas a preparar cardápios que estimulem a consciência da boa alimentação entre os alunos.

Essa é a primeira edição do Chef na Comunidade, cuja programação estende-se até 14 de junho, data de encerramento da Fenadoce. Além da atividade no Lar da Criança, diversos eventos estão sendo realizados por toda a cidade, como oficinas, aulas-show, feiras e fóruns de degustação.