O Lar da Criança São Luiz Gonzaga ganhou um novo espaço para ofertar oficinas profissionalizantes. Através do projeto Cozinha Experimental e Autonomia Empreendedora, uma cozinha equipada foi entregue para a comunidade que já começou a utilizá-la no curso de Tortas Doces, Salgadas e Decoração.
Os recursos de R$ 60 mil foram obtidos através de projeto contemplado em edital do Instituto Renner - lançado pela Rede Parceria Social – que prevê, além da construção da cozinha e compra de equipamentos, encontros sobre empreendedorismo, oficinas de culinária, workshops e visitação em empresas. Com a inauguração da cozinha, todas as oficinas poderão ser realizadas no próprio Lar.
A cerimônia de inauguração contou com o representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, delegado Paulo Santos, que destacou os benefícios que o espaço ofertará para a qualificação de pessoas que buscam novas oportunidades. “A Secretaria tem interesse em participar de projetos como este, responsáveis por trazer bons resultados para a comunidade”, disse.
Para a pró-reitora Acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, por buscar sempre parceria e incentivos de órgãos municipais e estaduais o Lar da Criança acaba fazendo a diferença junto a sua comunidade. “Quero cumprimentar as mulheres por aceitar e acreditar nesta proposta que certamente fará a diferença em suas vidas”, complementou.
O pró-reitor Administrativo da UCPel, Eduardo Insaurriaga dos Santos, destacou o orgulho que a Instituição tem do espaço que busca permanentemente ofertar melhorias para as crianças atendidas e também para a comunidade. “É possível ver como a comunidade participa e está presente e, por isso, faz a UCPel se sentir ainda mais comunitária”, pontuou.
Novas perspectivas
Para Mirian Wustrow, que participou das três primeiras oficinas realizadas, a troca de informação entre professores e colegas vem agregando muito para o seu conhecimento. A futura empresária ainda está planejando o seu negócio na área da alimentação. “Quero abrir algo diferenciado e por isso ainda estou realizando pesquisas”, disse.
Já para a dona de casa Joice Gomes, a participação nas oficinas está rendendo reforço no orçamento familiar com a venda de salgados. “Pretendo começar a comercializar também doces”, disse.