A partir desta quarta-feira (12), tem início, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o 13º Colóquio Internacional para o Desenvolvimento Regional (Regiocom). Promovido pela Cátedra UNESCO e Metodista de Comunicação, o evento contempla, além de palestras e apresentação de trabalhos, o lançamento do livro “Mercosul – Sob os Olhos do Mundo no Jornal Impresso”.
A proposta da obra é reunir, a partir da análise de jornais dos 14 países que compõem o Mercosul, a visão veiculada na mídia sobre o bloco. No Brasil, o responsável pelo trabalho foi o coordenador local do Regiocom, professor Antônio Heberlê.
O lançamento do livro ocorre na quinta-feira (13), às 18h30min, antes do painel “A imagem do Mercosul na Mídia Internacional”. Durante a atividade, pesquisadores do Brasil, do Chile e do Uruguai relatam experiências a respeito da relação da mídia com o grupo.
O evento
O Regiocom, realizado anualmente, pela primeira vez será sediado em uma instituição de ensino superior da na região sul. A temática abordada será a Comunicação e Desenvolvimento Local e Regional: as Experiências dos Países do Mercosul. A proposta é focar a realidade comunicacional dos países que compõem o bloco do Conesul para compreender seus modelos e estimular estudos permanentes sobre políticas e estratégias de comunicação que fortaleçam as identidades culturais locais.
De acordo com Heberlê, o Regiocom é o único dos grandes congressos da área que dá ênfase à discussão sobre como a comunicação pode promover o desenvolvimento de um país ou região.
Lideranças
O evento vai reunir nomes que podem ser considerados as maiores lideranças comunicacionais latino-americanas. Entre os participantes estarão o pesquisador paraguaio Juan Diaz Bordenave, o presidente do Centro Internacional de Comunicação e Semiótica (CISECO), Antônio Fausto Neto, e o mentor do grupo, Eliseo Verón. Estarão presentes também o presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Antonio Carlos Hohlfeldt, e o presidente da Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), Erick Torrico Villanueva.