Estudos realizados através do Laboratório de Saúde Mental da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram apresentados nesta quarta-feira (13), durante a Aula Inaugural que contou com a presença de egressos do curso de Psicologia e da comunidade. Os professores do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) da UCPel, Karen Jansen e Luciano Souza, apresentaram dados da pesquisa sobre depressão e qualidade de vida de jovens e as novas demandas que surgiram a partir dela.
A professora Karen contou que a iniciativa teve como principal objetivo aproximar os acadêmicos do curso de Psicologia do Programa de Pós-Graduação. “O Programa foi fundado por professores do curso de Psicologia, mas hoje os psicólogos não são o grupo que mais procura a nossa Pós”, explicou.
Já o professor Luciano Souza enfatizou que a ideia do encontro foi fomentar a importância da pesquisa através dos projetos de extensão que atendem a população. “Esperamos contar com a participação e contribuição dos alunos na formação do conhecimento”, disse. Luciano ainda lembrou que a participação em estudos como o que foi apresentado gerou diversas publicações, dissertações e teses.
Além de comentarem os dados obtidos no desenvolvimento do projeto, também foi explicado como ocorreu o ensaio clínico, o método e logística utilizados, a definição da modalidade para esse estudo e como foram desenvolvidas as sessões com os jovens. Os resultados obtidos logo após os encontros e depois de transcorridos seis meses do término das sessões também foram comparados. “O mais importante é que depois desta pesquisa começaram a surgir outras demandas, novas projetos e pesquisas vinculados com o Serviço de Psicologia”, avaliou Karen.