/ Notícias / Laboratório de Análise de Discurso tem novo site
Laboratório de Análise de Discurso tem novo site
O Laboratório de Estudos em Análise de Discurso do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (LEAD/PPGL/UCPel) está com novo site. A plataforma será responsável pela divulgação das atividades do Laboratório e de informações variadas como pesquisas e eventos promovidos.

A nova ferramenta de divulgação também procura atualizar os interessados sobre a produção científica desenvolvida por seus integrantes e as atividades de socialização do conhecimento de que participam.  O LEAD surgiu durante as aulas da disciplina de Leituras Orientadas, ministrada pela coordenadora do PPGL, professora Aracy Graça Ernst.

O Laboratório parte dos estudos fundadores da disciplina criada por Michel Pêcheux e também se utiliza das reflexões desenvolvidas por autores como Žižek, Courtine, Foucault, Althusser, Marx, Lacan, Freud, Hegel, Spinoza, dentre outros, que ajudam a problematizar a relação entre ideologia e inconsciente, dois dos principais conceitos advindos de duas áreas caras à Análise de Discurso: o materialismo histórico e a psicanálise.

A partir de 2014, com o ingresso de novos pesquisadores, os interesses do LEAD ampliaram-se, focando, como projeto integrador, a produção da leitura em diferentes materialidades discursivas. O laboratório congrega pesquisadores da UCPel, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e é coordenado pelas professoras Aracy Graça Ernst e Ercília Ana Cazarin.