/ Notícias / Laboratório de Análise de Discurso promove ciclo de palestras
Laboratório de Análise de Discurso promove ciclo de palestras
O Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel), realiza nesta quinta-feira (25), às 18h30min, seu primeiro encontro aberto à comunidade acadêmica. O convidado especial será o filósofo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul), Welington Silva.

Conforme explica a coordenadora do LEAD, professora Aracy Ernst-Pereira, o Ciclo nasce com o ideal de articular os estudos da Análise de Discurso de filiação pêcheuxtiana com outras áreas do conhecimento. A atividade desta quarta-feira, que terá como tema Hegel e o poder da linguagem dialética, tratará de uma introdução à filosofia de Hegel, ressaltando a importância da linguagem e da dialética para a elaboração de uma teoria que pretende levar ao saber absoluto. “Serão destacadas e analisadas algumas passagens significativas das obras intituladas Fenomenologia do Espírito e Ciência da Lógica, nas quais, notadamente, Hegel desenvolve essas temáticas. "Ainda serão abordados alguns desdobramentos de sua filosofia na história das ideias", conta Aracy. O ciclo de palestras ocorrerá na sala 309G, do Campus II da UCPel, localizado na rua Almirante Barroso, 1.202.