/ Notícias / Juventude recebe a Cruz Peregrina na UCPel
Juventude recebe a Cruz Peregrina na UCPel
05.11.2012 | 16:46 | #institucional
Juventude recebe a Cruz Peregrina na UCPel
No saguão do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), as vozes unidas cantavam que “no peito eu levo uma Cruz, no meu coração o que disse Jesus”. Alunos, professores e funcionários da instituição, além de diversos visitantes receberam, na tarde desta segunda-feira (5), a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria. Os dois símbolos que circulam o mundo todo pelas mãos da juventude chegaram a Pelotas nesta manhã e durante a tarde passou pelo Campus I, Jardim da Reitoria, Prédio Santa Margarida e Campus II, antes de rumar para o Quadrado.

Na chegada, o capelão da UCPel, padre Rogério Mosimann da Silva, adiantou que os momentos na Universidade teriam a marca da reflexão sobre as luzes e cruzes da juventude. “Os jovens caminham, carregam a Cruz e manifestam suas alegrias e tristezas. É um espaço de diálogo”, afirmou.

De fato, os contentamentos, sofrimentos e angústias dos jovens tomaram voz durante os mais de dez pontos de parada e a intervenção de grupos convidados.

De acordo com o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, a presença dos símbolos era especial em uma Casa que tem o papel de discutir razão e fé e convive com cerca de cinco mil jovens.

Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Pelotas, o padre Guilherme Panatieri falou sobre a mensagem do Papa Bento XVI ao permitir que a população pudesse tocar a Cruz. “A Cruz sozinha é escândalo. A Cruz de Jesus é loucura de amor e abre um novo significado para a nossa vida”, disse.

Estudante do sexto semestre de Produção Fonográfica, Elias Sodré, 20, instalava o som do evento, mas mesmo que não tivesse a função estaria lá, como cristão. De acordo com ele, estar em frente à Cruz que circula o mundo todo é emocionante. “É boa essa interação dos alunos com a Igreja. O evento mostra para as pessoas que existe esse movimento”, disse.

A presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UCPel e estudante de Direito, Brisa Rodrigues, 30, mencionou, durante a intervenção do DCE, que a vida universitária não se limita à sala de aula, mas é um processo de formação humana, e não somente profissional.  “Um evento como esse mais do que nunca incentiva a esperança da juventude. O mundo passa por situações muitas vezes desumanas, e aqui vemos que há esperança em um futuro melhor, e o jovem vai plantar essa semente”, comentou.

A Cruz Peregrina e o Ícone de Maria ficam em Pelotas até esta terça-feira (6), quando rumam para a Diocese de Rio Grande. O evento integra a preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre em 2013 no Rio de Janeiro.