/ Notícias / Junho Vermelho: grupo APAC incentiva doação de sangue
Junho Vermelho: grupo APAC incentiva doação de sangue
07.06.2021 | 17:21 | #institucional
Junho Vermelho: grupo APAC incentiva doação de sangue

“ Seja do tipo que salva vidas”.  A frase sugestiva  é um convite para um gesto de solidariedade. Durante todo o Junho Vermelho- mês dedicado à doação de sangue, a Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC) quer estimular os colaboradores das empresas que fazem parte do grupo, como a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Hospital São Francisco de Paula (HUSFP), além da comunidade em geral, a ajudarem a restabelecer os estoques de sangue do Hemocentro de Pelotas (Hemopel). 

Como empresa “amiga” do Hemopel, a Apac resolveu acompanhar a campanha nacional realizada pelo Ministério da Saúde e durante todo o mês irá promover ações virtuais incentivando a  doação de sangue. Segundo a gerente da Associação, Aline Duarte,  a ideia central é despertar o espírito de solidariedade nos  colaboradores das empresas que compõem o grupo Apac.“Pretendemos fazer uma campanha informativa,  sobre como funciona a coleta, quais os requisitos para ser doador, desmistificando a doação de sangue. Queremos  despertar nos nossos colaboradores a importância de realizar esse ato de amor ao próximo”,  justifica Aline.

A campanha terá um dia especial - 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. Nesta data serão realizadas postagens nas redes sociais para homenagear as pessoas que tornam esse gesto uma ação permanente de solidariedade

Estoques quase zerados

A campanha da Apac ocorre em um momento  importante para o Hemopel. No mês em que tradicionalmente aumentam as internações hospitalares, o estoque de sangue está 90% abaixo do que é considerado seguro. A  coordenadora do hemocentro, Gisele Ortiz, destaca que os tipos O+ e A- são os que precisam de doadores com urgência.

Doação segura

E quem quer ser do “tipo que salva vidas”, pode aderir a campanha da Apac sem medo de fazer o bem. O Hemopel, além da rotina de cuidados para receber a doação, também intensificou os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus.“Estamos seguindo todos os protocolos de distanciamento, de higienização, prevenindo qualquer contaminação”, frisa a coordenadora do Hemocentro.

Confira os dias e horários para realizar a doação de sangue:

  • segunda, terça, quinta e sexta-feira- das 8h às 17h30; e, 

  • quarta-feira das 8h às 13h.

 O Hemopel fica na avenida Bento Gonçalves, nº4569.

 

Redação: Alessandra Senna

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?