/ Notícias / Juan Diaz Bordenave abre o 13º Regiocom
Juan Diaz Bordenave abre o 13º Regiocom
12.11.2008 | 00:00
Juan Diaz Bordenave abre o 13º Regiocom

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) deu início, na manhã de hoje (12), ao 13º Colóquio Internacional para o Desenvolvimento Regional (Regiocom). Promovido pela Cátedra UNESCO e Metodista de Comunicação, o encontro tem como temática a “Comunicação e Desenvolvimento Local e Regional: as experiências dos países do Mercosul. O destaque da programação do primeiro dia de evento ficou por conta da palestra do consultor internacional em comunicação e educação Juan Diaz Bordenave.

O pesquisador foi um dos primeiros a estimular a pesquisa sobre o papel da comunicação para o desenvolvimento. Na conferência de abertura, ele abordou o “Desenvolvimento de um comunicador para o desenvolvimento”.  Com esse tema, Bordenave fez um relato da suas experiências na área da comunicação.

Sua atuação começou de forma inusitada. Formado técnico agrícola, Bordenave ingressou em um programa norte-americano de cooperação técnica, que necessitava de um agrônomo que tivesse aptidão para a escrita. A primeira estratégia de comunicação que realizou foi um folheto explicativo. O material foi um sucesso e os pedidos do produto anunciado não paravam de chegar. Logo Bordenave descobriu o que caracterizou como uma das primeiras lições da comunicação: havia criado uma demanda que não era capaz de atender.

De acordo com o pesquisador, as primeiras investidas em estratégias comunicacionais estavam longe de ser o que hoje é a chamada comunicação para o desenvolvimento. “A comunicação para o desenvolvimento é uma das áreas de atuação do comunicador, que surgiu com a necessidade de compreender como a comunicação pode contribuir para fortalecer as identidades culturais locais”, explica.

Presente
De acordo com o diretor do Centro de Educação e Comunicação, professor Jairo Sanguiné Junior, a realização do Regicom na UCPel foi um “presente de aniversário pelos 50 anos do curso de Jornalismo”. A diretora suplente da Cátedra UNESCO e Metodista, Maria Cristina Gobbi, ressaltou que para a instituição é um prazer voltar à cidade um ano depois da realização do XI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino Americana de Comunicação (Celacom 2007).

Acompanhe
Um grupo de alunos do curso de Jornalismo realiza a cobertura on-line durante os três dias de encontro. O trabalho deles, orientado pela professora Raquel da Cunha Recuero, pode ser conferido no site www.ucpel.tche.br/regiocom.

bordenave.jpg
Juan Diaz Bordenave falou sobre comunicação para o desenvolvimento

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?