Desde segunda-feira (24), está em exposição no Espaço de Arte do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) as telas de João Felipe da Silva Rodrigues, 27, portador de paralisia cerebral. Para a pintura, o artista utiliza a boca.
A beleza e a cor das telas fascinam o público. Durante a tarde de segunda, o pintor esteve no Hospital para observar sua primeira exposição e apreciar o que, para ele, é muito mais que uma grande vitória, é o primeiro passo para a profissão que escolheu: ser um artista plástico.
Ao invés de continuar em casa, sentindo-se deprimido, Rodrigues resolveu encontrar algo que o motivasse. Com a ajuda de amigos e o apoio incansável da mãe, Irene Silva, ele tomou a iniciativa e pediu que comprasse cartolinas e tinta para pintar. No início, a ideia surpreendeu a mãe. “Quando vi o Felipe pintando, resolvi buscar ajuda de uma professora e incentivar o meu filho”, lembrou.
A busca por alguém que ensinasse Rodrigues foi difícil. Muitos não acreditavam em seu dom e na sua vontade de aprender. Há um ano, ele faz aulas de pintura em tela no curso Decorart, onde desenvolve a técnica usando apenas a boca.
Além da ajuda da professora, contou com o apoio da Empresa Fonseca Júnior que custeou o curso. Desde a primeira pintura até os dias de hoje, já foram produzidas 26 telas, o que, para ele, é uma motivação e um entretenimento. “Por isso me sinto feliz, pois é o meu trabalho”, enfatizou.
A história de Rodrigues é um exemplo para muitas pessoas e, também, uma inspiração para aqueles que desejam pintar ou descobrir e desenvolver seu próprio dom, independente da necessidade que possuem. “Desejo pintar telas maiores e quero comprar uma cadeira que possa me deixar em pé, o que iria ampliar as minhas possibilidades”, afirmou.
O Espaço de Arte está localizado no corredor de entrada do HUSFP (rua Marechal Deodoro, 1.123) e o horário para visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53)2128.8368.