/ Notícias / José Camargo divide sua sabedoria com acadêmicos da Medicina
José Camargo divide sua sabedoria com acadêmicos da Medicina
24.02.2014 | 18:06 | #medicina
José Camargo divide sua sabedoria com acadêmicos da Medicina
Foi uma aula sobre percepção e sensibilidade, ministrada por quem é responsável pela realização de dois terços dos transplantes de pulmão feitos no Brasil. O médico José Camargo, que trabalha com procedimentos de alta complexidade, falou, principalmente, sobre a importância da humanização no atendimento, de ser feliz no que se faz e ainda dividiu com uma plateia lotada momentos de sua vida pessoal.

A sabedoria, tema da palestra, esteve presente em todos os momentos, quando Camargo lembrou-se dos casos de diversos pacientes que demonstraram tremenda sabedoria através da simplicidade; como a realização do primeiro transplante de pulmão da América Latina, feito por ele, que mobilizou até o pessoal responsável pela higienização do bloco cirúrgico. “A faxineira responsável pela limpeza do bloco abriu mão da sua folga para trabalhar conosco naquele momento, pois sabia da importância da cirurgia”, lembrou. 

A necessidade de ouvir mais - ou reaprender a ouvir - e a importância do olhar para um bom diagnóstico também foram pontos destacados. “A pressa tomou a Medicina desumanizada. Foi divulgada uma pesquisa que mostra que o médico escuta cerca de 16 segundos antes de interromper o paciente em sua fala. Estamos ouvindo pouco”, avaliou. 

O palestrante ainda dividiu com os acadêmicos do curso como superou o medo de trabalhar com transplantes, que segundo ele, é um procedimento muito complicado. “Quando investimos em alguma coisa que vai mudar a nossa vida, fazemos várias manobras para aprender a conviver com o medo”, destacou. 

Através das várias histórias compartilhadas pelo palestrante, ficou claro para quem o assistia que a real sabedoria está em evitar brigas inúteis e acreditar no que se faz. “A sabedoria está em qualquer lugar e não depende de uma fonte intelectual para ser produzida”, disse.  

Antes da aula inaugural do curso de Medicina, Camargo, que também é colunista do jornal Zero Hora, participou de sessão de autógrafos concorrida do seu mais recente livro, A tristeza pode esperar, na livraria Vanguarda Técnicos. O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior e a pró-reitora Acadêmica, Patrícia Giusti, prestigiaram o evento, que foi organizado pela coordenação do curso de Medicina.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?