Profissionais, professores e futuros jornalistas atentos às palavras do editor-chefe de um dos veículos de comunicação mais importantes do estado. Na última quinta-feira (05), o editor-chefe do Jornal Zero Hora, Altair Nobre, esteve na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para debater a experiência da atividade jornalística realizada no veículo. Denominado Jornalismo em Pauta, o evento foi realizado para marcar os 47 anos de ZH. Ao todo, 19 cursos de Comunicação do estado contaram com a presença de diversos profissionais do grupo, mas foi na UCPel que o maior público compareceu – cerca de 200 ouvintes.
Por volta das 20h, o Auditório Dom Antônio Zattera lotado abrigava, principalmente, alunos do curso de Jornalismo da UCPel e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “Simbiose em ZH” foi o nome da palestra do editor, que abordou cases de coberturas jornalísticas feitas pelo Jornal no estado e a integração dessas abordagens com a Internet, além das características que compõem um bom texto e uma boa cobertura. Mas, a apresentação foi breve e logo Nobre abriu espaço para perguntas dos alunos, atividade que tomou maior parte do tempo.
Cobertura
Ao longo de todo o evento, acadêmicos de Jornalismo da UCPel fizeram a cobertura ao vivo pelo Twitter, através das hashtags #zh e #ucpel. A estudante do sétimo semestre, Ana Paula Kringel, foi uma das envolvidas. Junto a ela, alguns de seus colegas representavam o ClicRBS. A proposta, em cunho acadêmico, veio da disciplina de Jornalismo Digital, ministrada pela professora Raquel Recuero. O trabalho dividiu-se em duas etapas: elaborar matérias antes, durante e após o evento, para serem publicadas em um blog; e realizar a cobertura online ao vivo da palestra, via Twitter.
Mas essa não foi a primeira experiência de Ana Paula em atividades afins. Ela também participou da cobertura da palestra do editor de fotografia da ZH, Ricardo Chaves, realizada ano passado, também para comemorar o aniversário do Jornal. “Para o jornalista, é super importante, porque precisamos captar as coisas mais importantes do palestrante para poder repassar às pessoas que não estão presentes. Teve colegas meus que não estavam ali, mas puderam ter uma ideia do que foi a palestra”, completou a aluna.
Acompanhe o blog Texto Online, produzido por Ana Paula para a disciplina de Jornalismo Digital.
Segundo Altair Nobre, um bom texto na ZH deve:
- capturar o propósito da notícia desde o início;
- trazer algo novo, com conteúdo diferenciado;
- apresentar conteúdos que ficam melhor entendidos em infográficos ou imagens através dessas mídias, fora do texto;
- ser didático sem ser pobre;
- econômico nas palavras: ser preciso e encontrar a palavra exata para determinada informação;
- evitar palavras que não são utilizadas no dia a dia.