/ Notícias / Jornal O Pescador apresenta novo layout e reafirma compromisso com a comunidade da Z-3
18.06.2013 | 15:02 | #jornalismo
Há mais de uma década, o jornal O Pescador – um dos impressos vinculados ao projeto de Jornalismo Comunitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) – procura ser um elo entre as demandas dos moradores da Colônia de Pescadores Z-3 e o poder público. Já consolidado junto à comunidade, o periódico busca, cada vez mais, diversificar e aprofundar temas de interesse coletivo.

Com a equipe reformulada - a maior dos últimos anos -, o jornal teve transformações também no modelo gráfico. A mudança do logo e a redefinição das cores utilizadas na diagramação são duas das principais características da nova versão. A reorganização estética é responsabilidade da designer Paula Moreira, estudante do quinto semestre do curso de Comunicação Social da UCPel. Responsáveis pela produção das matérias, os alunos demonstram preocupação em produzir textos bem elaborados, deixando sempre aberto o diálogo com a comunidade. “Essa relação permite que os próprios moradores tornem-se protagonistas do processo de construção da informação”, destaca Suélen Freda, estudante do quinto semestre do curso de Jornalismo.

A maioria dos alunos ingressa no projeto buscando adquirir mais conhecimento prático da profissão que escolheram, mas a experiência junto à comunidade mexe com a interpretação deles sobre as necessidades características de uma determinada população. Para o estudante do primeiro semestre, Juliano Ortiz, “é preciso levantar a voz da comunidade”. Ele enfatiza a importância de atuar junto aos moradores, estabelecendo uma "via de mão dupla". Segundo Ortiz, a ideia é levar ao conhecimento da comunidade outros exemplos de organização popular e, além disso, colocar em pauta temas que nem sempre ganham destaque na mídia comercial. A bolsista do projeto, Letícia Mortágua, aponta, ainda, a preocupação em ser o mais fiel possível com a versão do fato apresentada pela comunidade, aprendendo a lidar com os conflitos de interesses que envolvem algumas situações. “Quando está em pauta algum assunto mais polêmico, o Jornal abre espaço para que cada representante da comunidade possa expressar sua posição política em relação ao tema”, explica.

O coordenador do projeto, professor Jairo Sanguiné, lembra que, nos 13 anos de existência do Jornal, seguramente mais de 200 alunos passaram por essa experiência. “Primeiro os estudantes transformam sua visão de mundo, pois conhecem uma realidade normalmente diferente da sua: uma realidade difícil, de uma localidade afastada do centro urbano. Depois, transformam o modo de agir diante dos fatos concretos, construindo pautas reais, com personagens reais”.

Alunos de outros cursos da UCPel podem se somar à equipe e estão convidados a contribuir com a produção do Jornal. Em diversos momentos da história desta publicação, um número expressivo de graduandos, das mais variadas áreas, colaboraram com o sucesso do projeto. As reuniões ocorrem todas as quartas-feiras, às 18h, na sala 103 G do Campus II. O Pescador é referência nacional no âmbito do Jornalismo Comunitário. No ano de 2007, ficou em primeiro lugar na categoria Jornal Impresso, da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM), que premia os melhores trabalhos produzidos por graduandos da área de todo o país.