O curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove uma jornada para analisar os efeitos da pandemia do novo coronavírus na educação. O evento será remoto e ocorrerá de 14 a 18 de junho, às 19h, via plataforma do Google Meet. Palestras e oficinas compõem a programação que ainda recebe inscrições pelo link.
De acordo com a acadêmica do sétimo semestre, Emilli Cruz, além de discutir sobre os efeitos da pandemia na vida escolar dos alunos, o evento também pretende analisar a transição do ensino remoto para o retorno do ensino presencial no cenário pós-pandemia.
Abre a programação do evento, a palestra da professora Andreia Haudt, tratando sobre os desafios da sala de aula digital e exposição das crianças à tela. No segundo dia, a psicóloga Josiane Gonçalves irá focar no efeito que o tempo de tela tem no comportamento e na saúde mental das crianças. No terceiro dia de palestras, a médica Camila Vogel trará o tema saúde integral infantil e os efeitos da pandemia no sistema imunológico.
As oficinas serão um fechamento às palestras, explica Emilli. A professora Fernanda Ferrary vai apresentar alguns recursos digitais que são essenciais tanto para o ensino remoto e também para o modelo de ensino híbrido. A segunda oficina será com a educadora física Juliana Rocha, sobre práticas de atividades físicas para a saúde.
Completa a programação da Jornada Pedagógica a realização de mais 10 horas de atividades assíncronas, que deverão ser feitas através de um formulário do Google em formato de memorial. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas até o dia 12 de junho pelo link. Confira a programação completa:
14/6 - Segunda-feira
Palestra: Ensino remoto: Didática, metodologias ativas e tempo de tela
Palestrante: Prof.ª Andréia Haudt
Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, mestre em Educação e doutoranda em Educação e Tecnologia. Profª da educação básica na rede pública municipal de Pelotas e na rede estadual do Rio Grande do Sul
15/6 - Terça-feira
Palestra: Saúde mental e a influência do isolamento social no cotidiano das crianças
Palestrante: Josiane Gonçalves
Psicóloga Clínica, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e pós-graduanda em Terapia do Esquema.
16/6 - Quarta-feira
Palestra: Como cuidar da saúde imunológica das crianças em tempos de pandemia
Palestrante: Médica Camila Vogel
Médica pediatra, alergista e imunologista pediátrica. Atua como docente de Pediatria no curso de Medicina da UCPel e coordenadora do Ambulatório de Alergia e Imunologia Pediátrica e em consultório privado, com crianças e jovens de 0 a 18 anos.
17/6 - Quinta-feira
Oficina: Recursos digitais nas aulas remotas
Oficineira: Prof.ª Fernanda Ferrary
Graduada em Letras e pós-graduada em Informática na Educação e Supervisão Educacional. Atua como assessora e consultora educacional e tem experiência como professora de ensino fundamental, médio e superior e como tutora de educação a distância.
18/6 - Sexta-feira
Oficina:Estratégias para exercícios físicos com crianças de forma remota
Oficineira: Juliana Rocha
Bacharel em Educação Física, especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo e em Atenção à Saúde da Criança. Mestranda em Ciências da Saúde. Atua com crianças e adultos com doenças cardiometabólicas.
Redação: Rita Wicth - MTB 14101