De 4 a 8 de outubro, a V Jornada Multiprofissional em Saúde do Idoso e a Semana do Idoso Mestra Griô Sirley Amaro irão analisar as diversas possibilidades do envelhecer saudável. Ambos os eventos, promovidos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ocorrerão de forma conjunta com transmissão pelo Canal da UCPel no Youtube.
Palestras, oficinas e apresentações culturais compõem a programação, idealizada para potencializar a participação de idosos, comunidade acadêmica e profissionais, explica o coordenador do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres), Hartur Torres da Silva. Além do Cetres, o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Idoso também é promotor do evento.
Dentre os palestrantes está o médico e gerontólogo Alexandre Kalache, dirigente do Departamento de Envelhecimento e Saúde da OMS entre os anos de 1994 a 2008. Ele será responsável pela palestra de abertura, dia 4, às 18h, com o tema Múltiplas velhices e as possibilidades do envelhecer. Também palestra, no dia 5, às 19h, a pesquisadora do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), Marlene Rosa, sobre jogos educacionais.
Para aqueles que quiserem certificação é necessário realizar inscrição disponível no formulário. A taxa é de R$10,00, e será revertida em doações para o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera e ao Asylo de Mendigos de Pelotas. A programação será transmitida pelo Canal da UCPel no Youtube.
De acordo com a residente do Programa de Residência Multiprofissional, Eduarda Garcia, o tema foi escolhido pensando na atual situação da pirâmide etária no Brasil, em que vem ocorrendo uma inversão, visto o aumento do número de idosos em relação ao número de jovens. “O envelhecimento precisa ser visto como uma fase e não como uma doença ou um fator impeditivo para uma vida saudável e ativa”, afirma.
Ambos os eventos irão destacar a importância deste período da vida, além de proporcionar atualização e trocas de informações sobre o assunto. “Também possibilitamos um espaço de protagonismo aos idosos, tanto na elaboração quanto na participação da Semana. Será um grande momento de integração e aprendizagem”, avalia Hartur.
Integrante do Cetres, a mestra griô Sirley Amaro será homenageada durante a Semana do Idoso. Muito querida entre os idosos, ingressou no Cetres em 2003 promovendo diversas oficinas culturais. “A mestra griô Sirley Amaro era uma mulher extraordinária, reconhecida regionalmente e nacionalmente, detentora de grande saber popular e da história do povo negro de Pelotas”, relembra o coordenador do Cetres. “Deixou grande saudade e ricas lembranças a todos que tiveram o privilégio de conviver com ela”, diz.
04/10
18h - Abertura;
18h50 - Palestra: Alexandre Kalache - Múltiplas velhices e as possibilidades do envelhecer;
05/10
14h às 16h - Oficina - Pelotas postal: um passeio pelas ruas das memórias. Bolsistas do Programa de Extensão Educação com a Comunidade (PPEC/UCPel);
18h45 às 19h - Atividade músical;
19h10 às 20h - Palestra: Marlene Rosa - Instituto Politécnico de Leiria - Portugal. Desenvolvimento de jogos sérios/educacionais - Pesquisa e Promoção de Saúde da Pessoa Idosa;
20h - Momento cultural;
20h10 às 21h - Palestra: Geriatra Isabel Lorenzet. Avaliação Geriatrica Ampla;
06/10
14h às 16h - Aula Aberta UAMI: Universidades Abertas para Idosos: o papel da educação na promoção de um envelhecimento inclusivo e saudável. Convidada: Zayanna Christine Lopes Lindôso (UFPel);
18h45 às 19h - Atividade músical;
19h10 às 20h - Palestra: Especialista em saúde Doris Gomes Marcos Schuch. Violência na 3ª idade;
20h - Momento cultural;
20h10 às 21h - Palestra: Lelio Falcão, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pelotas. Estatuto do Idoso e Políticas Públicas;
07/10
14h às 16h - Oficina: Autocuidado. Professora Maria Teresa Bicca Dode - Projeto de Cuidado e Autoestima;
18h45 às 19h - Atividade músical;
19:10 às 20:00 - Palestra: Farmacêutica Cristiani Trentin. Medicamentos Inapropriados para Idosos;
20h - Momento cultural;
20h10 às 21h - Palestra: Enfermeira Teila Ceolin. Práticas integrativas e Complementares;
8/10
14h às 15h30 - Oficina: Automedicação, com Taiane Garcia;
17h - Oficina - Espiritualidade e Arteterapia - Inteligência Criativa. Professor Augusto Amaral.
Redação: Rita Wicth - MTB 14101