/ Notícias / Jornada Multiprofissional em Saúde do Idoso aborda o envelhecimento saudável
Jornada Multiprofissional em Saúde do Idoso aborda o envelhecimento saudável
Na manhã desta sexta-feira (23) iniciou a Jornada Multiprofissional em Saúde do Idoso na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento tem o apoio da Prefeitura de Pelotas, do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres/UCPel) e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seccional Rio Grande do Sul. O encontro é destinado a professores e alunos das áreas da Saúde da UCPel e de outras instituições, e demais interessados.

A abertura do evento teve a presença da pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Giusti, das professoras Isabel Lorenzet - coordenadora do evento - e Moema Chatkin - coordenadora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), da enfermeira Eliedes Ribeiro, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas e da coordenadora do Cetres da UCPel e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sulanita Arruda.

Em sua fala, a professora Moema salientou que a discussão do tema é extremamente relevante, já que os idosos representam 15% da população em Pelotas. A pró-reitora desejou um evento proveitoso, e que se possa dar seguimento ao tema que já vem sendo trabalhado na UCPel, nas atividades curriculares e extracurriculares realizadas pelos acadêmicos dos cursos da área da Saúde.

O evento começou com a palestra O Estatuto do Idoso e o Direito à Saúde, ministrada por Sulanita Arruda. Foram abordadas questões relacionadas à promoção de uma melhor qualidade de vida aos idosos e a Lei 10.741/03, do Estatuto do Idoso, que define regras e medidas de proteção, ampliando direitos sociais, e a importância de se conhecer o estatuto, pois os idosos só poderão exigir seus direitos no momento em que os conhecerem. “É importante que os profissionais da Saúde estejam preparados para ajudar neste processo, pois muitos idosos possuem pouco ou nenhum estudo”, ressaltou. De acordo com dados levantados por ela, o Brasil possui 20 milhões de idosos no Brasil, com expectativa de vida em 73 anos, sendo um número maior de mulheres.

O evento continuou durante a manhã com palestras sobre os temas Demência de Alzheimer e outras Demências, e a Fragilização na Velhice: Dificuldade de Acesso de Longevos à Atenção Básica de Saúde. Na parte da tarde, serão abordados temas como Saúde Feminina na Terceira Idade, Cetres/UCPel: Espaço de Reintegração e Saúde, A Saúde do Idoso em Pelotas, Política Municipal do Idoso, e termina com a apresentação do Grupo de Convivência da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Getúlio Vargas.