/ Notícias / Jornada da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia inicia atividades
Jornada da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia inicia atividades
10.09.2013 | 17:42 | #medicina
Jornada da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia inicia atividades
Na noite desta segunda-feira (09), teve início a 1ª Jornada da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia (LAORL). O evento é promovido por estudantes do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob supervisão do professor Lucio Castagno. Ressaltando a parceria estabelecida junto ao engenheiro Maurício Tavares, da Contronic Tecnologia para Diagnósticos, o coordenador da LAORL evidenciou a contribuição científica da UCPel para o desenvolvimento da tecnologia responsável pela criação de aparelhos otoneurológicos.

Há mais de duas décadas, um convênio realizado entre a Clínica Dr. Castagno e o recém-fundado Laboratório de Engenharia Biomédica (LEB) da Universidade proporcionou a modernização de todo o processo de análise otoneurológica. “Esse processo resultou na criação da Contronic, que, hoje em dia, é líder no mercado nacional de produção de equipamentos para investigação otoneurológica”, apontou Castagno.  

Atentos às palavras dos especialistas, os acadêmicos presentes no primeiro dia do evento sentiram-se motivados a participar das atividades devido à possibilidade em aprofundar algumas questões. “Eventos como esse são importantes, pois complementam o conhecimento adquirido em sala de aula e nos ambulatórios”, ressalta a estudante Cyntia Geller Medina ao elogiar a escolha dos palestrantes e as temáticas abordadas no encontro.

A abrangência dos assuntos tratados no evento possibilita que sejam relacionados aos diversos âmbitos da atuação médica. Decidido por seguir pela área de Neurologia, o estudante Ricardo Lubini chama a atenção para o fato de que os exames neurológicos estão ligados, por exemplo, aos problemas de equilíbrio ou da fala, sintomas que são detalhadamente estudados pelos especialistas em otorrinolaringologia.

A 1° Jornada da LAORL continua nesta terça-feira (10). Na oportunidade, serão tratadas questões referentes às atualizações em faringotonsilites e rinossinusites. Para o palestrante Otávio Dode, especialista em Otorrinolaringologia, será uma boa chance de divulgar o estágio em que se encontram os estudos da área. “Aqui em Pelotas, devido ao clima, doenças como sinusites, rinites e bronquites são muito comuns. É preciso manter-se atualizado sobre quais as melhores técnicas de tratamento para estas enfermidades” evidencia o médico.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?