/ Notícias / Jóias da Princesa homenageia bicentenário de Pelotas
Jóias da Princesa homenageia bicentenário de Pelotas
03.07.2012 | 10:34 | #institucional
Jóias da Princesa homenageia bicentenário de Pelotas
Até o dia 27 de julho, a cidade de Pelotas será homenageada por meio da exposição Jóias da Princesa, de Tânia Bellora. A mostra está na Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e conta com paineis que mesclam imagens, cores e tecidos para instigar seus receptores a responder à pergunta “Qual é a Pelotas que você vê?”. Junto às produções de Tânia, camisetas estilizadas feitas por alunas do curso de Tecnologia em Design de Moda da Católica também fazem parte da exposição.

A ideia foi da própria artista, que convidou as estudantes para colaborar com a mostra. Cada uma das peças, expostas em manequins, reproduz detalhes do que Tânia expressou em alguma de suas imagens que, em vez de utilizarem o tradicional papel fotográfico, foram impressas em tecido. As acadêmicas Fabiane Michelon e Alana Kusma, ambas do quinto semestre, participaram da proposta e sentiram-se privilegiadas em deixar a marca de seu talento nesse singelo presente a Pelotas. “É uma experiência muito boa. Já havíamos trabalhado com releitura, mas fazer isso com obras de uma artista próxima é muito mais empolgante”, disse Alana, que reproduziu a fotografia de um vitrô. “Arte e moda estão intimamente ligadas e esse processo criativo enriquece o trabalho de nossas alunas, especialmente com o trabalho da Tânia, que é tão especial”, afirmou a coordenadora do curso de Tecnologia em Design de Moda, Aline Machado.

Para Tânia, a exposição foi desafiadora. Não acostumada a produzir trabalhos com temáticas fechadas, uma vez que seu forte são os motivos abstratos, ela precisou ater-se a fotografias que mostrassem a cidade e representassem muito bem o seu bicentenário. Para tanto, escolheu captar detalhes. Utilizou vidros, espelhos, vitrôs, escaiolas, luzes. O resultado impressiona, justamente porque sugere olhares alternativos sobre uma paisagem que pode se renovar a cada novo olhar. Mesmo que já carregue uma bagagem de 200 anos de história.

A Galeria de Arte fica localizada no Espaço de Convivência do Campus I da Católica (rua Gonçalves Chaves, 373). A visitação pode ser feita das 8h às 22h, gratuitamente.