/ Notícias / Joca Martins celebra a tradição na Acolhida da Católica
Joca Martins celebra a tradição na Acolhida da Católica
25.03.2010 | 14:40
Joca Martins celebra a tradição na Acolhida da Católica
Do alto de seus cinco anos de idade, trajado impecavelmente de botas, bombacha e carregando a cuia, o pequeno Fernando Fernandes Filho esperava ansiosamente para assistir o show de Joca Martins. Chegava a apoiar-se na grade que separava a rua do palco. A apresentação, grande atração da Acolhida 2010 da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), trouxe, além dos estudantes, famílias para a frente do Campus I na noite do dia 24. A tradição gaúcha marcou a festa de início do ano letivo da Católica que, em outubro, celebra 50 anos de presença na região sul.

Fernando veio acompanhado pelo tio, o produtor de festas gaúchas Alessandro Silveira. “Quando crescer, vou tocar violão”, sentenciou o pequeno, ao observar os preparativos do músico Fabiano Bacchieri no palco. Fã de música tradicionalista, o guri já arranha um dedilhado, a gaita e o pandeiro que tem em casa. “Tive que vir, porque o show é de gaúchos”, explicou. O tio aprova a iniciativa da Universidade. “O ambiente da tradição gaúcha é familiar. E é bom para as crianças terem uma ‘linha’. Foi fantástico botarem o Joca para tocar, já que ele é um talento da nossa terra”, destacou Silveira.

Em meio ao público que prestigiou a Acolhida, os calouros do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica, Émerson da Cruz e Richard Furtado, já acompanhavam os detalhes da futura profissão. Fãs de variados estilos musicais, os dois aprovaram a realização do evento na recepção dos novos estudantes. “Sem dúvida é de grande valia para integração, para reconhecer e fazer novas amizades. Não só visualizamos o nosso futuro como conhecemos nossos colegas, com shows de qualidade”, salientou Cruz.

Lya Moraes, caloura do curso de Tecnologia em Design de Moda, e a amiga Cíntia Lopes, do segundo semestre de Enfermagem, aplaudiram e cantaram junto as canções de Joca Martins. “É bom para as pessoas ‘se enturmarem’”, avaliou Lya. “Essa é uma ‘rica’ Acolhida”, completou Cíntia.

Aí que eu me refiro
“Recuerdos da 28”, “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor” e “Veterano” sob a interpretação do artista deram o toque na Acolhida da UCPel. Simpático, Joca Martins parabenizou a Católica pela valorização das raízes. “Esse maravilhoso exemplo de educação que temos na nossa cidade uniu a tradição de seus 50 anos com a cultura da terra”, disse o artista.

O reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, também fez uma saudação aos estudantes. “É o momento de receber os novos membros da casa e também os que retornam a mais um semestre, com a valorização de uma pérola local que é o Joca Martins”, disse. Além da recepção, o reitor destacou ainda o movimento estudantil. “A Universidade existe a serviço do aluno. Queremos construir uma instituição de qualidade, mas para isso temos que ter a participação dos alunos”, afirmou.

A noite encerrou com a apresentação do DJ Zulu e da banda Trio e Cia.

Veja as fotos da Acolhida aqui.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?