Estão abertas até o dia 28 as inscrições para participar do projeto “Orientação de Habilidades Profissionais”, da Escola de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). São entre oito a dez encontros de uma hora por semana que pretendem auxiliar aqueles que têm dúvidas a respeito de que rumo tomar em sua trajetória profissional.
Jovens prestes a realizar vestibular, profissionais que buscam a reorientação de carreira, pais, educadores, escolas, empresas e mesmo alunos da UCPel podem realizar o curso. “É uma oportunidade de procurar compreensão de dificuldades, ansiedades e conflitos que envolvem a decisão de uma profissão”, disse a coordenadora do projeto, professora Rosane Pinheiro Krüger Feijó.
Nas dinâmicas do curso, ocorrem discussões sobre as mais variadas carreiras, informações e técnicas que envolvem a busca do conhecimento sobre cada atividade, como, por exemplo, entrevistas com profissionais.
De acordo com a professora, a hora de escolher uma profissão abrange diversas variáveis. Faixa etária, pressão familiar e opinião dos amigos influenciam nas decisões. A escolha não é simples e engloba várias situações. “Neste projeto, com reuniões em grupos, os jovens podem compartilhar uns com os outros com as mesmas ansiedades e conflitos. E tem que se pensar muito: geralmente é uma escolha para a vida inteira”, disse.
De acordo com a psicóloga, escolher a profissão errada prejudica a auto-estima e pode criar uma situação conflitante que acompanha a pessoa, por fazer algo do qual não gosta. “O principal para fazer a escolha certa é o auto-conhecimento. No momento em que a pessoa se conhece, consegue reconhecer melhor sua vocação”, explicou.
Alunos da Católica podem participar do projeto sem custo, inscrevendo-se na Clínica Psicológica da UCPel, no Campus 2. A comunidade em geral pode fazer sua inscrição, com investimento de R$ 10,00, na Central de Atendimento da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8413.