A IV Semana Filosófica do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ocorrerá entre os dias 6 e 10 de maio, no Campus I da instituição. Minicursos, palestras e oficinas compõem a programação do evento, que trará para o debate questões como neurociência, filosofia da diferença e biopolítica.
De acordo com o responsável pela atividade, professor Paulo Gubert, a semana acadêmica é o espaço voltado à promoção do diálogo acerca de conceitos e teorias fundamentais para a filosofia. “O debate focado no desenvolvimento do ensino e da pesquisa filosófica é sempre importante, e oferece uma gama de discussões novas a respeito do debate filosófico, sobretudo contemporâneo”, avalia.
O evento contará com palestrantes vinculados à UCPel e de outras instituições. Para a professora da UCPel Carla Ávila, que falará sobre racismo estrutural e institucional, a temática é importante para pensar e questionar padrões, com a finalidade de sair do senso comum.
A IV Semana Filosófica é gratuita e aberta ao público em geral. Para participar, é necessário realizar a inscrição até o dia 5 de maio através do link. As vagas são limitadas. Será emitido certificado com número de horas referente às palestras de participação. Quem desejar o certificado no formato online, o valor é R$ 5. Já para o impresso, o custo é R$ 12.
06/05
13h30 – Apresentação das pesquisas do Grupo FePráxis, com o professor Avelino da Rosa e a professora Neiva Oliveira.
Local: 233C
18h30 –Palestra com o professor Daniel Botelho e a professora Carla Ávila.
Local: 414C
07/05
13h30 – Minicurso: A lógica silogística e as falácias, com a professora Ana Paula dos Reis.
Local: 319C
18h30 – Palestra: Neurociência e a aprendizagem, com o professor Juliano do Carmo.
20h30 – Mesa redonda: Grupo de Pesquisa Filosofia e Neurociências: Cognição e Comportamento.
“Como a neurociência pode nos ajudar a compreender melhor as intuições utilizadas na Filosofia?”, com Bruna Schneid.
“A crítica de Kingma ao sistema bioestatístico de Boorse”, com Luísa Pogozelski.
“Aprendendo a ser moral: Do sistema límbico ao juízo moral”, com Luca Igansi.
Local: 410C
08/05
13h30 – Oficina: O que (não) pode um corpo Feliz?, com Álvaro Júnior, Ana Lúcia Giudice, Ana Lúcia Almeida, Ana Paula Mulé, Débora Sinoti, José Francisco Duràn, Manuela Almeida, Maria Graciane Pereira e Márcia Leão.
18h30 – Afinal o que significa ser um liberal? Uma análise a partir do liberalismo clássico, com o professor Evandro Barbosa.
20h30 – Levando o Brasil a sério: uma análise das ações afirmativas brasileiras a luz do pensamento de Ronald Dworkin, com a professora Thaís Cristina da Costa.
Local: 410C
09/05
13h30 – Minicurso: Filosofia da Diferença, com as professoras Ana Paula Margarites, JosimaraSchwantz e o professor Thiago Rodeghiero.
18h30 – Minicurso: Guilherme de Ockham: Filosofia, Política e Religião, com o professor William Borges.
Local: 410C
10/05
13h30 – Minicurso Foucault.
“A sexualidade como uma problemática filosófica em Foucault”, com o professor Dirceu Krüger Júnior.
“Biopolítica como dispositivo da vida”, com a professora KelinValeirão.
18h30 – Palestra: O papel da razão na teoria moral de David Hume, com o professor Antônio Venâncio.
20h45 – Palestra: Ações humanas, voluntariedade e a noção de responsabilidade moral em Aristóteles, com a professora Karina Silveira.
Local: 410C
Redação: Helena Rocha