/ Notícias / IV Semana Acadêmica da Odontologia instiga prática e realidade clínica
IV Semana Acadêmica da Odontologia instiga prática e realidade clínica
02.05.2019 | 15:43 | #odontologia
IV Semana Acadêmica da Odontologia instiga prática e realidade clínica

A IV Semana Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) inicia nesta segunda-feira (6), às 9h. Com o tema “Tecnologias, habilidade e agilidade para uma realidade clínica”, as atividades prosseguem no Auditório Dom Antônio Zattera até o dia 10. Palestras, hands on e minicursos compõem a programação.

De acordo com a coordenadora da graduação, professora Patrícia Guerreiro, o evento propiciará o aprimoramento de conhecimentos científicos e clínicos relacionados à aplicação dos procedimentos odontológicos na realidade clínica. Além disso, a ocasião oportunizará a troca de experiências profissionais e acadêmicas. “E a oportunidade para divulgar trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos ao decorrer do curso”, afirma.

Integrante da comissão organizadora, acadêmica Marcella Barcellos, destaca que o evento foi idealizado para a comunidade acadêmica e profissionais. “Será uma oportunidade para o reconhecimento dos trabalhos científicos que desenvolvemos”, avalia.

As inscrições podem ser feitas pelo site odontologia.ucpel.edu.br/semana. Com o custo financeiro de R$ 30 para acadêmicos e R$ 50 para profissionais, o passaporte para o evento permite acesso a todas as palestras no período da tarde, hands on e minicursos com desconto. Também é possível aderir individualmente às atividades. Confira os demais valores pelo link.

 

Programação

Segunda-feira (6/5)

9h - Hands On: Modalidade Teórico-Prático (24 VAGAS) - “Fazer para aprender: como otimizar as restaurações em pacientes infantis”

Ministrantes: Profa. Dr. Luísa De Oliveira (UCPel);

Profa. Dr. Katerine Pilowinic (UCPel);

Profa. Dr. Gabriela Pinto (FASURGS).

14h – “Diagnóstico precoce do câncer bucal: habilidades clínicas requeridas e tecnologias complementares emergentes”

Ministrante: Dra. Maria Noel Marzano Rodrigues – Mestrado e Doutorado em Odontologia na Área de Concentração de Estomatologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

16h às 18h - “Tecnologias, habilidade e agilidade para uma realidade clínica”

Ministrantes: Prof. Dr. Gregori Boeira (UCPel);

Mestre Ana Paula Pinto Martins – Mestrado em Odontologia – Prótese Dentária;

Mestre Henrique Timm Vieira - Mestrado em Clínica Odontológica/Radiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Terça- Feira (7/5)

8h - “Tomografia cone beam- indicação e interpretação”

Ministrantes: Mestre Alesandro Lorenzi - Mestrado em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela São Leopoldo Mandic de Campinas. 

8h - “Hands on: restaurações indiretas de resina composta sobre modelos semirrígidos – posteriores”

Ministrante: Prof. Dr. Gregori Boeira (UCPel)

14h às 15h30 - "SLIDE POCKET: os princípios básicos para criar apresentações eficientes"

Ministrante: Prof. Dra. Patricia Jardim (UFPel) - Doutora, Mestre e Especialista em Dentística (UNESP-Araraquara-SP),  Autora e Responsável pelo Blog Opalini - Odontologia Descomplicada e co-fundadora do Programa Slide Factory - Comunicação Descomplicada.

16h às 18h - “Mock up como ferramenta para o clínico”

Ministrante: Dra. Fernanda Leal - Mestrado e Doutorado em Dentística pela UFPel.

18h - “Resina composta x porcelana: qual a melhor opção em reabilitações estéticas?”

Ministrante: Prof. Dr. Luiz Otávio Behrensdorf Reis - Mestrado em Prótese Dentária e Doutorado em clínica odontológica com ênfase em prótese dentária pelo Programa de Pós Graduação em Odontologia da UFPel.

 

Quarta- feira (8/5)

8h - “Higiene oral itop: mitos e verdades”

Ministrante: Prof. Dr. Camillo Anauate Netto (CURAPROX) - Mestrado e Doutorado em Dentística pela Universidade de São Paulo e Docente da Universidade Metropolitana de Santos UNIMES.

14h às 15h30 - “Aumento de coroa clínica com finalidade restauradora e estética"

Ministrante: Prof. Dr. Giovane Gomes (UCPel) – Doutor, Mestre e Especialista em Periodontia pela Universidade de São Paulo (USP).

16h às 17h - "Urgências em Endodontia: quais as estratégias para diagnóstico e resolução clínica?"

Ministrante: Dr. Francisco Montagner (UFRGS) - Mestrado e Doutorado em Clínica Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP).

17h15 - “Odontologia hospitalar dos conceitos á prática”

Ministrante: Dr. José Ricardo Sousa Costa – Mestrado em Odontologia – Diagnóstico Bucal pela UFPel e Doutorado em Odontologia pela ULBRA/RS.

 

Quinta- feira (9/5)

8h - “Plasma rico em plaquetas: uma nova abordagem terapêutica na odontologia”

Ministrante: Prof. Dra. Camila Perelló Ferrúa - Professora da Associação Brasileira de Odontologia Pelotas e Mestre em Odontologia pela UFPel.

9h - “Me formei cirurgião - dentista e agora sou empresário. O que faço?”

Ministrantes: Daniela Silveira -      Especialização em Odontopediatria (ULBRA), MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Sócia Administradora da ClinDoc Diagnóstico por Imagem;

Mestre Renata Ferro – Especialização em Odontopediatria pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestrado em Odontopediatria pela UFPel e Coordenadora da Clínica Spazio Sorrir.

14h às 15h30 - “Alinhadores e mop’s. previsibilidade e agilidade em ortodoxa”

Ministrante: Mestre Alvaro Antonio De Freitas Arteche - Especialização em Ortodontia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Mestre em Ortodontia e Credenciado em Ortodontia ligual e alinhadores Invisalign.

16h às 18h - Simpósio - Expansão da Maxila: “Atresia maxilar: da prevenção ao tratamento cirúrgico”

Ministrante: Prof. Dr. Lucas Borin Moura - Doutorado em Diagnóstico e Cirurgia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (Unesp), Fellowship em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pelo Hospital Escola da UFPel.

"Crescimento e desenvolvimento do sistema estomatognático na primeira infância: o papel da amamentação e dos hábitos de sucção deletérios"

Ministrantes: Profa. Dr. Luísa De Oliveira (UCPel) – Doutorado e Mestrado em Odontopediatria pela UFPel e Especialização em Saúde Coletiva pelo Grupo Hospitalar Conceição;

Dr. Roberto Simões - Doutorado em Odontologia pela UFPel e Mestrado em Ortodontia pela PUCRS.

 

Sexta-feira (10/5)

8h - Minicurso - prático e teórico: Tecnologias em Endodontia

Ministrantes: Mestre Samantha Rodrigues Xavier - Mestrado em Clínica Odontológica com ênfase em Endodontia pela UFPel e Especialista em Endodontia pela Instituto Educacional Odontológico do Mercosul;

Mestre Rafaella Araujo - Mestrado em Odontologia pela UFPel e Especialização em Endodontia pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic.

14h - “O recém-formado, a implantodontia e o mercado de trabalho”

Ministrante: Mestre Edimar Ulzefer – Mestrado em Implantodontia pela Universidade do Sagrado Coração (USC BAURU), Especialização em Cirurgia BucoMaxiloFacial pela PUCRS e Especialização em Implantodontia pela Associação Brasilera de Odontologia (ABO-RS).

 

Redação: Victoria Priotto

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?