/ Notícias / IV Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina inicia no dia 29
22.11.2022 | 12:07 | #institucional

No dia 29 de novembro inicia a 4ª edição do Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina. Em formato remoto, e com o desafio de repetir o sucesso de anos anteriores, o evento ocorre por meio de uma parceria interinstitucional entre três Programas de Pós-Graduação: Política Social e Direitos Humanos da Católica de Pelotas (UCPel), Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), com participação de pesquisadores de outras instituições, alunos e bolsistas do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL/UCPel).

O Colóquio irá propor uma discussão sobre a situação atual da democracia, considerando os ataques autoritários e que impactam a violação de direitos humanos sob a visão decolonial, bem como as respectivas lógicas autoritárias expressas de forma violenta diante das minorias sociais. Para isso, haverá conferências e mesas ao longo dos encontros, todas com transmissões on-line.

A participação no evento é gratuita, mas quem desejar obter certificado precisa fazer a inscrição por este link. Neste caso, o valor é R$ 10,00.

Novidades

Para essa edição, o Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina contará com palestrantes de instituições nacionais e internacionais, como as universidades de Barcelona, Autônoma de México, Federal do Rio de Janeiro, de Brasília, Fundação Universitária de Blumenau e Federal do Rio Grande. A conferência de abertura será com os pesquisadores doutores Ivone Lixa (Furb) e José Geraldo de Souza Júnior (UnB), que abordarão os "Direitos Humanos frente às lógicas de poder e autoritarismo no Brasil".

De acordo com os coordenadores do evento, César Augusto Costa, da UCPel, Renato Duro Dias, da Furg, e Márcia Bertoldi, da UFPel, a parceria, que já dura quatro anos, reforça o olhar crítico da violação dos direitos humanos sob a leitura decolonial, uma vez que se constata no atual contexto nacional a naturalização da violência colonial sob os ataques à democracia e também as minorias sociais. "Tais aspectos evidenciam a importância destes debates à luz dos direitos humanos, cuja perspectiva passa pelo reconhecimento de direitos aos 'sujeitos negados' e as ameaças autoritárias à democracia constituída", pontua o trio.

As conferências serão transmitidas ao vivo através do canal do Núcleo de Estudos Latino-Americano no YouTube e na página do PPG em Política Social e Direitos Humanos no Facebook.

Dia 29 de novembro, às 19h

Conferência: "Direitos Humanos frente as lógicas de poder e autoritarismo no Brasil"
Dra. Ivone Lixa (Furb)
Dr. José Geraldo de Souza Júnior (UnB)