/ Notícias / ITEPA publica relatório da última década
ITEPA publica relatório da última década
27.07.2011 | 17:29
ITEPA publica relatório da última década

O Instituto Técnico de Assessoria e Pesquisa (ITEPA) é um órgão com mais de 40 anos de atuação que disponibiliza um banco de dados com informações sócio-econômicas de toda a zona Sul, englobando 22 municípios da região. O Instituto, que faz parte do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), divulgou este ano um relatório, com números referentes a sua atuação nos últimos dez anos.

Dentre uma das mudanças significativas, destaca-se a criação, em fevereiro de 2010, de um portal na Internet para a publicação dos dados. Desde que está online, esse portal já recebeu cerca de 7 mil consultas, estabelecendo uma média mensal de 415 visitações. Ao longo desses 10 anos, o Banco de Dados do Instituto foi acessado 2.731 vezes, tendo sido consultado por 21 empresas, com objetivo de se fixar na região. Foram 10 estudos publicados nesse período, dentre os mais de 300 realizados nas mais de quatro décadas de história.

Antes do portal, a atualização dos dados era publicada anualmente em um livro com tiragem de 700 exemplares. Hoje, com a velocidade proporcionada pela Internet, essa atualização ocorre continuamente. São vários canais, com diversos tipos de informações sócio-economicas, incluindo monografias, comentários e artigos. Também, através do portal, é possível acessar outros 78 sites a respeito de aspectos sociais, econômicos e empresariais.

Os dados são de domínio público e podem ser utilizados por qualquer interessado. A participação também é livre, tendo como única restrição a conotação de pensamentos político-partidários. O ITEPA é um dos órgãos que mais possui dados sobre a região, também se destacando por realizar comparativos entre os mesmos. “Fazemos projetos estudos e pesquisa para a comunidade, para que ela possa entender”, concluiu o coordenador do Instituto, Erli Massaú.

Acesse aqui o Banco de Dados da Zona Sul.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?