/ Notícias / Intercambista alemão estagia no Hospital Universitário da UCPel
Intercambista alemão estagia no Hospital Universitário da UCPel
22.05.2018 | 09:55 | #medicina
Intercambista alemão estagia no Hospital Universitário da UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu o primeiro intercambista internacional pelo convênio com a International Federation of Medical Students Association (IFMSA Brazil). Nicolas Brunotte Sampaio e Castro, da Universidade de Bonn, na Alemanha, passará um mês em estágio na área de pediatria do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

O acadêmico alemão chegou à UCPel em abril. A atividade, com duração de um mês, é avaliada como positiva. "A experiência com as pessoas e com a medicina é muito boa. Mesmo em um sistema diferente da Alemanha, vejo que funciona", conta. Além disso, Nicolas também destaca a relação com a prática. "Pelo o que vi, os estudantes têm mais vivência médica, através de exames e contato com os pacientes", relata.

Segundo a coordenadora do intercâmbio, professora Larissa Hallal, a troca de experiências é enriquecedora. "Ele vem de um país desenvolvido, com realidade diferente, portanto tem muito a nos oferecer". Sobre a vivência prática, complementa. "Na Alemanha os estágios são observacionais. Aqui na Católica os estudantes começam a atender já no início do curso", frisa.

Nicolas foi o primeiro intercambista internacional recebido pela Universidade. De acordo com ele, a escolha pelo Brasil se deu através de outro intercâmbio, realizado em Lisboa, Portugal. "Meu pai é português, então sempre tive o idioma como segunda língua. Decidi vir para o Brasil para aperfeiçoar os termos técnicos", explica.

Até julho, a UCPel deve receber uma acadêmica da Ilha de Malta e outras duas da Suécia. Conforme a docente, a Universidade se prepara para as experiências disponibilizando diversas especialidades. "Os alunos solicitam a área de interesse mas, por estarem em um Hospital Universitário, podem visitar outras", completa.

Redação: Piero Vicenzi