Intercâmbio leva aluno da Católica a Montevidéu
05.03.2009 | 00:00
Ao pensar em intercâmbio, sua mente logo viaja para a Europa? Engana-se quem pensa que só o Velho Continente tem boas experiências a oferecer. Foi justamente a proximidade de casa que levou o acadêmico do 7º semestre de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Jandré Corrêa Batista, a aventurar-se em um intercâmbio no Uruguai. Como a família é de Santa Vitória do Palmar, o estudante vai estar em outro país, vivendo aprendizado e cultura diferentes, e ainda assim continuar perto de casa.
De acordo com ele, o semestre que passará na Universidade Católica do Uruguai será provavelmente uma prévia antes de alçar vôos mais altos. “Quando se fala em intercâmbio, as pessoas geralmente pensam logo na Europa, e esquecem da proximidade e até da facilidade financeira em estudar no Uruguai. Há uma dimensão acadêmica e cultural tão ou mais rica quanto a experiência européia”, salientou o coordenador do intercâmbio na UCPel, professor Marcelo Moura.
Jandré embarcou nesta semana para Montevidéu, de onde retorna em julho. As disciplinas equivalentes que cursar no país vizinho serão aproveitadas no curso da Católica. “Quero aprender a língua, ter contato com uma cultura diferente, respirar novos ares. Acho que vai ser importante para minha formação”, destacou.