/ Notícias / Inserção do assistente social nas escolas é lembrada no Dia do Assistente Social
14.05.2013 | 18:30 | #servico-social
Nesta quarta-feira, dia 15 de maio, é comemorado o Dia do Assistente Social. Em virtude disso, a professora do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Mara Medeiros, traz à tona uma discussão já bastante presente no curso: a inserção do profissional nas escolas.

A professora explica que, apesar de estar em debate, no entanto, esta inserção não é algo novo, pois já vem desde a década de 1930. Mas foi a partir dos anos 1990 que começou a discussão da categoria profissional na inserção na educação escolarizada. "Se fala muito na rede de ensino superior, mas a proposta é que se pense desde o ingresso escolar, porque muitas realidades sociais não são pensadas. Deve-se pensar em como se inserir nesse espaço para que a educação, enquanto direito social, possa ser acessada e garantir uma educação de qualidade”, explica.

A professora Mara frisa que é preciso entender a educação como um direito, e não como um benefício, e entende que o assistente social deva se inserir com a política da educação. Segundo ela, existem alguns municípios que fazem essa inserção, mas como não há obrigatoriedade este número ainda é muito baixo. “No ensino superior há um avanço, mas nos outros níveis de ensino ainda é muito precário”, diz.

Contudo, existe uma esperança para a mudança do quadro atual. O conjunto Conselho Federal de Serviço Social/Conselho Regional de Serviço Social (CFESS/CRESS) passou a chamar para a discussão esta questão e, atualmente, tramita o Projeto de Lei 3688/2000 que define que devem fazer parte dos quadros escolares tanto o assistente social quanto o psicólogo. “O assistente social precisa ficar atento quanto à forma como vai ser feita a inserção, para que não seja um mero fiscalizador”, complementa a professora, que também reitera a importância deste profissional nas escolas. “Se percebe que muitos trabalhadores da educação estão penalizados nas suas condições de trabalho. Atuando em conjunto, o assistente social passa a contribuir com a mudança da realidade”.