/ Notícias / Inscrições para o Programa de Nivelamento vão até 14 de agosto
Inscrições para o Programa de Nivelamento vão até 14 de agosto
10.08.2022 | 10:53 | #institucional #ead
Inscrições para o Programa de Nivelamento vão até 14 de agosto

Estão abertas até o dia 14 de agosto as inscrições para o Programa de Nivelamento 2022/2 na Católica de Pelotas (UCPel). A iniciativa das Redes de Desenvolvimento em Habilidades Acadêmicas (ReDHAc) tem como objetivo oferecer aos estudantes da universidade uma oportunidade de aperfeiçoarem-se em determinadas áreas e de preencher lacunas em relação a conceitos do Ensino Médio. O ingresso no Programa é gratuito.

Nesta oportunidade estão sendo oferecidos os cursos de Língua Portuguesa (I e II), Informática e Olhares para o mundo, este último uma introdução à metodologia da pesquisa. A inscrição para participar pode ser realizada através do preenchimento deste formulário

Confira mais informações a respeito dos cursos ofertados no Nivelamento 2022/2:

Língua Portuguesa I (LP I)

O Nivelamento em LP I tem 30 horas (20 síncronas e dez assíncronas) e é ministrado por Jeferson Schneider. O curso propõe, por meio de teoria e prática, o estudo do uso adequado de aspectos gramaticais, como a acentuação, a crase, a pontuação, os pronomes, a concordância nominal e verbal e a regência nominal e verbal. Além disso, apresenta textos e gêneros textuais e atividades de leitura e interpretação, importantes para a vida acadêmica e profissional.

As aulas serão às terças-feiras, das 17h45min às 19h. O início está previsto para o dia 16 de agosto.

Língua Portuguesa II (LP II)

O Nivelamento em LP II também tem 30 horas (20 síncronas e dez assíncronas) e é ministrado por Jeferson Schneider. A ideia é oferecer o estudo de diferentes gêneros textuais a partir do aprimoramento da leitura e interpretação de textos. O curso ainda trabalha com a produção acadêmica, a partir de aspectos básicos de coesão e coerência textual, e a prática da escrita e da (re)escrita de textos, direcionadas à produção científica.

As aulas serão às sextas-feiras, das 17h45min às 19h. O início está previsto para o dia 19 de agosto. O estudante pode escolher um dos cursos de Língua Portuguesa ou inscrever-se nos dois.

Informática

O Nivelamento Acadêmico em Informática tem, da mesma forma, 30 horas (20 presenciais e dez assíncronas) e é ministrado por Daniel Botelho. O curso consiste na execução de atividades teórico-práticas capazes de auxiliar os estudantes na execução e no manuseio de procedimentos por meios tecnológicos, que compõem e fazem parte do cotidiano acadêmico. Os alunos terão contato e compreenderão como funcionam os ambientes virtuais de aprendizagem, os programas para diagramação e edição de textos, a construção de tabelas e a apresentações de trabalhos, entre outras atividades, na perspectiva dos letramentos acadêmicos, os quais visam não apenas práticas profissionais, mas pessoais e sociais.

As aulas serão às terças-feiras, das 18h30min às 19h30min. O início está previsto para o dia 16 de agosto.

Olhares para o mundo: uma introdução para metodologia da pesquisa

O Nivelamento Olhares para o mundo é composto por 30 horas (20 presenciais e dez assíncronas) e é ministrado por Thaís Rochefort. A ideia é proporcionar subsídios básicos para a elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa, projetos integradores, artigos e TCCs, contemplando o debate sobre a importância da ciência, da construção do conhecimento científico e acadêmico.

As aulas serão às quartas-feiras, das 19h às 20h. O início está previsto para o dia 19 de agosto.

Vale ressaltar que a inscrição para qualquer um dos módulos é gratuita e pode ser feita pelo acadêmico através deste link. Após o preenchimento do formulário, a equipe do ReDHAc entrará em contato.

Redação: Leandro Lopes