/ Notícias / Inscrições para o Grupo de Cessação do Tabagismo estão ocorrendo na UBS Fátima
Inscrições para o Grupo de Cessação do Tabagismo estão ocorrendo na UBS Fátima
O Grupo de Cessação do Tabagismo promoveu, na semana passada, um acolhimento na Escola Estadual Padre Rambo, aos interessados em participar do projeto. O trabalho é voltado para a comunidade do bairro Fátima e o acompanhamento é realizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do local. A coordenação é do professor José Cunha Silveira, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). As inscrições para participar estão abertas.

Acadêmicos e profissionais das áreas de Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Medicina da UCPel também auxiliam os participantes no processo. A proposta dos encontros é auxiliar e dar orientações às pessoas que desejam parar de fumar. A Universidade já é pioneira na questão com o Programa UCPel Mais Saudável, que atua há seis anos na sensibilização de professores, funcionários e alunos em relação aos malefícios ocasionados pelo uso do tabaco.

Como explica Maria Emanuela Rebouças, residente em Medicina de Família e participante do projeto, o principal objetivo é saber o que as pessoas estão buscando no momento em que desejam parar de fumar, por meio de uma abordagem cognitiva e comportamental. Para isso, são aplicados questionários fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), atuante no controle do tabagismo em âmbito nacional.

Para Ivanir Moraes, 54 anos, que participou do grupo no ano passado, a experiência foi ótima, pois conseguiu parar de fumar com as orientações prestadas pelo grupo e o auxílio do uso de adesivos. “Fumava uma carteira de cigarros por dia e fui parando gradativamente, com a ajuda do grupo. Fumei durante quarenta anos. Já consigo perceber mais o gosto e o cheiro das coisas, e até a pele melhorou”, ressaltou.

O grupo proporciona quatro encontros semanais e, de acordo com a necessidade e a evolução de cada paciente, os encontros passam a ser quinzenais, mensais e trienais.

As inscrições estão abertas para os interessados em participar e estão sendo realizadas na UBS Fátima (rua Baldomero Trapaga, 480). A data do próximo encontro ainda não está definida.