/ Notícias / Inscrições para Mestrado em Política Social foram prorrogadas
Inscrições para Mestrado em Política Social foram prorrogadas
Interessados em aperfeiçoar-se na área social podem inscrever-se para o Mestrado em Política Social na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Atuando nas linhas de pesquisa Políticas Sociais, Direitos Sociais e Questão Social, e Questão Social, Direitos Humanos e Acesso à Justiça, o Mestrado recebe inscrições até a próxima segunda-feira, dia 19.

A ficha pode ser preenchida aqui e é necessário apresentar diploma do curso de graduação e do histórico escolar correspondente ou atestado de aluno concluinte, currículo Lattes, pré-projeto de pesquisa e cópias de CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de pagamento da taxa de inscrição e uma foto três por quatro. A entrega da documentação deve ser feita na secretaria do curso, localizada na sala 305, Prédio B, no Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373).

O processo seletivo inclui uma prova escrita de conhecimento, de caráter eliminatório, que será aplicada no dia 20, das 8h30min às 12h. Haverá ainda análise do pré-projeto e do currículo, e entrevista.

O edital completo pode ser acessado em ucpel.tche.br/mps. Mais informações podem ser obtidas no mesmo endereço eletrônico ou pelo telefone (53) 2128-8291.

Linhas de Pesquisa
A linha de pesquisa em Políticas Sociais, Direitos Sociais e Questão Social estuda a Política Social em uma perspectiva multidisciplinar entendendo-a como resultado das articulações e convergências dos interesses que permeiam a relação Estado-Sociedade, constituindo-se em uma forma atual de exercício do poder. Analisa os processos de formulação e implementação das políticas sociais, destacando os elementos que conferem institucionalidade às mesmas – os processos de gestão de planos e programas, o entramado financeiro, os desenhos avaliativos – e aqueles inerentes ao controle social implícito nas relações de interesse no campo das políticas sociais. Aborda a relação entre as ações profissionais do Serviço Social e Política social no âmbito da gestão, implementação e controle social.

Já a linha de pesquisa Questão Social, Direitos Humanos e Acesso à Justiça estuda os paradigmas no contexto das relações sociais e jurídicas, que envolvem Direito, Espaço Público e Cidadania, dando destaque especial à participação da cidadania nos processos de efetivação dos direitos sociais e humanos. Analisa temas que envolvem o Estado, o Direito, os Direitos Humanos e Fundamentais, o poder da mídia, o acesso à justiça, a resolução dos conflitos, e os movimentos sociais contemporâneos.

botao_inscrevase_noticias_do_portal_ucpel.jpg