/ Notícias / Inscrição para o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas vai até dia 18
08.03.2024 | 13:21 | #institucional

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove atividades do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas. As inscrições iniciam no dia 4 de março e se encerram no dia 18 do mesmo mês.

As atividades incluem os temas: programação de computadores, língua Portuguesa para estrangeiros, ferramentas digitais colaborativas na educação, introdução à metodologia de pesquisa científica, oficinas de estratégias de leitura e interpretação.

Com inscrição gratuita, os encontros possuem número limitado de vagas, com previsão de início no dia 25 de março. A participação é mediante formulário com a geração de certificados de horas para Atividades Complementares na UCPel.

Saiba mais sobre as atividades:

Olhares para o mundo - uma introdução à Metodologia de Pesquisa Científica: estudo dos subsídios básicos para a elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa, projetos integradores, artigos e TCC. Normas ABNT. Reflexões sobre produção do conhecimento  acadêmico científico. Plágio. Teorias como lentes para compreensão/intervenção  do/no mundo.

Terça-feira: 19h às 20h

Ferramentas digitais colaborativas para a educação: atividades práticas de informática no uso das ferramentas digitais do Google workspace, edição de textos, apresentações, formulários, planilhas, pesquisas em bibliotecas eletrônicas e funcionalidade do campus digital.

Quinta-feira: 17h30min às 19h

Programação de Computadores: execução de atividades teórico-práticas, as quais auxiliam os acadêmicos no desenvolvimento do seu raciocínio lógico, o qual é crucial para as futuras disciplinas que o estudante da área de tecnologia venha a cursar. Neste curso, os alunos terão contato e compreenderão os conceitos essenciais de lógica de programação, de algoritmos e de linguagens de programação, os quais visam contribuir para o desenvolvimento profissional do aluno.

Quinta-feira: 19h às 22h

Interpretação de texto... vai além dos textos: estudo de diferentes gêneros textuais a partir do aprimoramento da  leitura e interpretação de textos. Estratégias de leitura em um mundo fragmentado. Leitura no mundo digital.

Quinta-feira: 19h às 20h

Língua portuguesa para estrangeiros: proporcionar o estudo da língua portuguesa para que os estudantes possam aumentar o seu alcance e a qualidade de sua experiência no ensino superior. As aulas serão desenvolvidas para que os recém-chegados possam compreender o país que os acolhem, além de proporcionar reflexões sobre a cultura e a língua, sem esquecer dos estudos gramaticais valiosos para a escrita acadêmica.

Terça-feira: 18h às 19h

Redação: Lucia Ippolito