/ Notícias / Inovação através do Design Thinking é tema de aula na UCPel
Inovação através do Design Thinking é tema de aula na UCPel
Sair da zona de conforto é a melhor forma para se pensar a inovação. Por isso, a disciplina de Design Thinking, ministrada na especialização de Design, Moda e Consumo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), saiu da tradicional sala de aula e escolheu o Espaço de Arte Daniel Bellora nesta quinta-feira (07) para inspirar a seguinte tarefa: repaginar coisas pelotenses.

“A aparentemente simples tarefa requer dos pós-graduandos a quebra de determinados pré-conceitos e esbarra, principalmente, no achar que a cidade em que vivemos sempre nos oferece muito pouco”, comenta a professora da disciplina, Julia Milman Bacaltchuk.

A desconstrução de um olhar já formado para enxergar em cenários comuns do dia a dia novas possibilidades foi uma das metas do trabalho iniciado na quarta-feira (06). “Quero que eles se apropriem das tradições de Pelotas, aproveitem o que existe de melhor para dar uma nova cara, mas mantendo a essência”, disse.

E para facilitar o trabalho, é preciso a troca de ideias e de experiências, pois no Design Thinking as pessoas estão no centro do desenvolvimento do projeto. “Todo mundo é criativo e trabalhando em grupo os resultados são sempre mais satisfatórios”, complementa. Questões sobre Design de Experiência foram relacionados com o cenário atual, que nunca foi tão global, mas sem esquecer da necessidade de continuar a pensar no local. “Queremos que da disciplina surjam coisas novas que misturem moda, arte, tecnologia”, complementa. As atividades da disciplina de Design Thinking, assim como a sequência da criação dos projetos, prosseguem nesta sexta-feira (08).

Design Thinking
É uma ferramenta de inovação; abordagem predominantemente de gestão, que se vale de técnicas que os designers usam para resolver problemas.

A professora Julia Milman Bacaltchuk é psicóloga, analista de comportamento e consultora de branding. Trabalha com Moda há oito anos e usa o Design Thinking como metodologia de trabalho.