/ Notícias / Iniciando ciclo de visitas dos prefeituráveis, Eduardo Leite vai ao HUSFP
Iniciando ciclo de visitas dos prefeituráveis, Eduardo Leite vai ao HUSFP
17.09.2012 | 15:48 | #institucional
Iniciando ciclo de visitas dos prefeituráveis, Eduardo Leite vai ao HUSFP
A menos de 20 dias das eleições, começou na manhã desta segunda-feira (17) a visita dos candidatos à prefeitura de Pelotas ao Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel). Com o intuito de conhecer os projetos e planos de cada prefeiturável em relação à saúde, e, também, especificamente ao Hospital, Eduardo Leite foi o primeiro a visitar a Instituição.

O candidato da coligação Pelotas de Cara Nova visitou o HUSFP acompanhado de sua vice, Paula Mascarenhas. Lá, os políticos destacaram o que disseram ser a marca de seu governo: o diálogo. Tendo a saúde como prioridade em sua campanha eleitoral, Leite falou sobre as demandas que vem recebendo da população. “Não é preciso fazer uma pesquisa de opinião para saber que o pelotense exige uma melhora na saúde. Através do contato que estamos tendo com a comunidade, é muito fácil notar que essa deve ser a nossa prioridade”, afirmou o candidato.

Comparando as metas do governo à organização de uma casa, Leite afirmou, metaforicamente, que, dadas as proporções, administrar uma cidade é como administrar um lar: é preciso priorizar aquilo que mais demanda atenção, sem deixar, porém, de atender às outras necessidades. Falando sobre saúde, o candidato salientou que é preciso trabalhar na prevenção de enfermidades por meio dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na busca por desafogar os hospitais e o Pronto Socorro de Pelotas (PSP).

Quanto aos recursos, Leite salientou que é necessário capitalizá-los junto aos governos federal e estadual, além de melhorar a capacidade pública orçamentária de Pelotas. “É preciso mais recursos para a retaguarda hospitalar, para os recursos humanos e para os serviços prestados à comunidade”, disse.

De acordo com o diretor médico do HUSFP, Sílvio Luis Reis, o convite feito pelo Hospital aos prefeituráveis tem como objetivo fazer com que eles possam enxergar a realidade do local. “É preciso que eles vejam nossa funcionalidade para que saibam o que planejar e o que fazer”, disse Reis. Para ele, o contato dos colaboradores do HUSFP com os prefeituráveis também foi algo importante oportunizado pela visita. “Independente da convicção partidária, é muito válido que os eleitores possam conhecer os candidatos que vão definir o destino de nossa cidade”. Em harmonia ao proposto, a copeira do Hospital da Universidade Edis Fonseca, disse que gostou da iniciativa. “A gente está podendo conhecer e se comunicar com eles, dando sugestões, opiniões e fazendo críticas”, afirmou.

A vice-candidata da chapa Pelotas de Cara Nova, Paula Mascarenhas, reafirmou que a essência do governo proposto por eles é o diálogo com a população. A ideia é fazer com que todas as pessoas e entidades sintam-se representadas através do contato com a Prefeitura, que buscará ouvir e propor soluções comuns. Ela ainda afirmou que a saúde é um drama nacional. “Aqui no HU estão os futuros profissionais da área, nossa grande esperança, o que motiva uma integração ainda mais forte entre a Prefeitura e o Hospital”, disse, referindo-se ao vínculo entre o HUSFP e a UCPel por meio de seus estudantes na área da saúde.

Leite ainda se comprometeu em concluir as obras de duas unidades de pronto atendimento que serão construídas em breve nas avenidas Bento Gonçalves e Ferreira Viana. Nesta terça-feira (18), o candidato do PSOL, Jurandir Silva, realizará sua visita ao HUSFP. Na quarta-feira, visita o local o candidato Catarina Paladini, do PSB. Na próxima semana, Matteo Chiarelli e Fernando Marroni concluem as visitações.