/ Notícias / Inclusão digital mais próxima de quem precisa
Inclusão digital mais próxima de quem precisa
18.03.2013 | 08:53 | #institucional
Inclusão digital mais próxima de quem precisa
O Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania (PAIC) desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) forma neste trimestre mais 140 alunos, todos aptos para utilizar computadores de forma a beneficiar suas experiências pessoais e profissionais. A entrega de diplomas ocorreu na quinta-feira (14) e contou com a presença de um grupo animado de formandos e familiares.

Além das aulas de informática, temas sobre direitos sociais e direitos humanos também foram trabalhados pelos monitores do curso visando promover a cidadania. Os participantes, grande parte vindo de escolas públicas da área rural, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Clínica Psicológica, receberam material gratuitamente e cursaram as aulas diariamente. “Recebemos encaminhamento de interessados de vários locais, como das Paróquias da Arquidiocese e grupos da terceira idade”, explica o professor responsável pelo projeto, Fábio Ranieri Mendes.

O público alvo do PAIC inclui escolas com alunos que tenham vivência em situação de vulnerabilidade social. Mas quem deseja participar não precisa, necessariamente, ser indicado por alguma instituição. “Basta procurar a Capelania da UCPel, parceira do projeto, e realizar a inscrição”, explica o professor. As próximas turmas iniciam no mês de abril e ainda é possível fazer a inscrição.

Tudo o que a formanda Valnira Vieira precisava era de uma oportunidade. “Achei que nunca teria uma como essa. O curso foi uma lição de vida para mim, porque pensei que não seria capaz”, conta, feliz por perceber que era capaz não apenas de conseguir acompanhar os conteúdos, mas de também voltar a estudar depois de tanto tempo. “Hoje estou cursando o primeiro ano do Ensino Médio na Escola Coronel Alberto Rosa graças ao incentivo que recebi neste projeto, e as aulas de informática que tive estão me ajudando muito porque posso utilizar esses conhecimentos nos trabalhos do colégio”, conta.

O Capelão da UCPel, Padre Rogério Mosimann da Silva, desejou que a experiência não tenha servido apenas para aprender uma nova técnica, mas também para criar laços com os colegas e de alguma forma continuar contribuindo com o mundo. “Queremos uma sociedade em que ninguém fique de fora”, disse.

A Pró-Reitora Acadêmica da UCPel, Patrícia Giusti, em sua fala demonstrou alegria devido a UCPel estar presente em várias escolas municipais acompanhando os alunos. “A Universidade vive um momento de reestruturação para melhor acolher os alunos da região”, disse, desejando que os participantes invistam no ensino superior. “Através do PROUNI, neste semestre a UCPel beneficiou vários alunos que têm a oportunidade de ter uma profissão”, lembrou.