As comemorações dos 50 anos do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) terão início nesta quarta-feira (22), a partir das 18h, quando será inaugurada a nova TV UCPel. Durante o evento ainda será feito o lançamento oficial do 13º Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional (Regiocom), que ocorre na Católica entre os dias 12 e 14 de novembro. O encontro será a atividade de maior destaque dentro da programação das festividades do aniversário do curso.
A graduação de Comunicação Social, que teve início com o curso Jornalismo, é uma das mais antigas do país. De acordo com o diretor do Centro de Educação e Comunicação, professor Jairo Sanguiné Júnior, a inauguração do estúdio é a ocasião perfeita para iniciar a celebração do aniversário. “É um momento marcante que não poderia passar em branco. Iniciá-lo com a inauguração da TV UCPel evidencia o começo de uma nova etapa. Teremos uma emissora mais moderna, totalmente condizente com a tecnologia atual”, destacou.
Já o coordenador geral da TV UCPel, professor Antonio Heberlê, pontua o caráter pedagógico da emissora. “A TV nasceu dentro da disciplina de telejornalismo. Ela é uma projeção do trabalho dos alunos. O novo estúdio não é apenas um investimento para melhorar a transmissão, mas sim uma proposta de qualificação do processo de ensino-aprendizagem”, explicou. O professor ressalta ainda que nesses 50 anos a Católica formou profissionais que hoje se destacam no mercado da comunicação.
Com relação à participação dos acadêmicos na emissora, o coordenador de produção, André Lapuente, acrescenta que a nova estrutura da TV vai facilitar ao aluno o entendimento do funcionamento do telejornalismo. “Antes não conseguíamos separar fisicamente os setores de redação, edição, transmissão e recepção. Agora cada um deles terá um espaço específico. Isso contribui para que o estudante possa passar por todos esses locais e compreender o papel de cada uma dessas áreas”.
E as mudanças não se limitaram apenas à organização da TV. O ganho de espaço físico, de acordo com Lapuente, é um dos grandes destaques. O novo espaço da TV UCPel tem 81m2, 25m2 a mais que o antigo. “Agora temos a possibilidade novos enquadramentos, planos mais abrangentes e cenários mais modernos. Essas mudanças com certeza serão sentidas tanto pelo público interno quanto pelo externo, já que teremos uma transmissão com mais qualidade”, explicou.
O novo estúdio também amplia, de acordo com Lapuente, a possibilidade de novos projetos permanentes e a inserção de um número maior de acadêmicos atuando. Porém, enquanto novos programas não são produzidos, os já transmitidos ganham formatos diferenciados, como é o caso do UCPel Notícias. O programa dessa quarta-feira será o primeiro gravado no novo estúdio e terá um conteúdo especial, transmitindo ao vivo a inauguração da TV.
Além da transmissão ao vivo do telejornal, a solenidade, que contará com a presença da reitoria, da comunidade acadêmica e da imprensa local, inclui um tour pelas novas instalações e o lançamento oficial do Regiocom pelo coordenador local do evento, professor Antônio Heberlê. Um dos momentos especiais da programação será a bênção do bispo diocesano e chanceler da UCPel, Dom Jayme Chemello.