Importância da atividade física é tema de tese defendida por professor de Fisioterapia
26.11.2009 | 14:44
O professor do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Fernando Vinholes Siqueira defendeu sua tese de doutorado em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no início de novembro. O trabalho tem como título “Atividade Física e fatores associados em profissionais da Atenção Básica à Saúde e população residente na área de abrangência dos serviços de saúde de municípios das regiões Sul e Nordeste do Brasil”.
O estudo integra um projeto de capacitação e pesquisa em avaliação da atenção básica à saúde, sob responsabilidade do Departamento de Medicina Social, do Departamento de Enfermagem e do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Um dos métodos utilizados para subsidiar os resultados foi a aplicação de questionários em todos os 41 municípios com mais de 100 mil habitantes, distribuídos nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Entre os resultados obtidos com o estudo está a conclusão de que os índices de atividade física são baixos tanto entre profissionais que trabalham na área quanto entre usuários do sistema público de saúde. “A atividade física pode alcançar maiores espaços na lembrança de adultos e idosos em relação à importância para a manutenção de uma vida saudável”, mencionou Siqueira, em sua conclusão. De acordo com ele, o trabalho é um importante alerta quanto à necessidade da presença de profissionais capacitados, bem como do desenvolvimento de ações e estratégias para o aumento dos níveis de atividade física entre as populações.