/ Notícias / IMFSA Brazil UCPel integra projetos de extensão
IMFSA Brazil UCPel integra projetos de extensão
01.04.2022 | 12:15 | #medicina
IMFSA Brazil UCPel integra projetos de extensão

O comitê da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina (IFMSA) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), passou a integrar as ações extensionistas da instituição em 2022. O Programa de Extensão IFMSA Brazil UCPel terá representantes em oito iniciativas voltadas para a prática acadêmica do curso de Medicina junto à comunidade.

Segundo a presidente da IMFSA Brazil UCPel, Sarah  Camatti, a partir do princípio da associação - “Estudantes de Medicina que fazem a diferença”, surgiu a  proposta de fazer parte da extensão da universidade. “Seguindo essa ideia, queremos disponibilizar à população os projetos e aos acadêmicos filiados a experiência prática, visando a formação de médicos humanitários”, afirma a aluna do 2° ano da Medicina.

O  programa prevê a atuação dos integrantes nos seguintes projetos de extensão:

•  ReciclAÇÃO;
  •  VI-VENDO;
  •  Adolescer;
  •  Saúde na Sala de Espera;
  •  SensibilizARTE;
  •  Fumo Zero;
  •  Ambulatório de Homeopatia; e,
  •  CRESCER.

Atividades dos alunos para a população

A diretora local de Programas e Atividades do IFMSA Brazil UCPel, Dieniérrer Cardoso Baldez, explica que o comitê da Católica conta com 75 alunos da Medicina filiados e 50 trainees. Todos terão participação direta em algum projeto. Segundo a acadêmica , dos 8 projetos abrangidos pelo Programa de Extensão IFMSA Brazil UCPel, 2 foram reativados, 3 foram cedidos ao comitê, e 3 foram criados pelos alunos. “Os projetos foram idealizados e organizados pelos próprios acadêmicos de Medicina, como forma de implementar tanto a  educação médica como a atenção em saúde da população da cidade”, afirma Dieniérrer ao adiantar que já existem novos projetos a serem propostos em um próximo edital de extensão.

O que é a IFMSA

A Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina é uma comunidade mundial, independente e sem fins lucrativos. No Brasil estudantes de várias faculdades de Medicina integram os comitês locais. A proposta principal da IFMSA é ser referência na formação de médicos mais humanizados, promovendo a saúde e a melhoria social através da cooperação entre escolas médicas nacionais e internacionais.

Redação: Alessandra Senna