/ Notícias / IMDAZ distribui mais de quatro mil cestas básicas durante a pandemia
IMDAZ distribui mais de quatro mil cestas básicas durante a pandemia
31.07.2020 | 09:25 | #coronavirus
IMDAZ distribui mais de quatro mil cestas básicas durante a pandemia

Para diminuir as desigualdades é preciso somar esforços e multiplicar a solidariedade. Desde março, o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ) tem distribuído cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação, que inicialmente tinha como objetivo garantir alimentação das 230 crianças assistidas pela instituição, ganhou proporções inesperadas. Foram mais de quatro mil cestas básicas com cerca de 70 mil toneladas de alimentos distribuídas para 3,2 mil famílias de diversas regiões de Pelotas.

O vice-presidente do IMDAZ e vice-reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), padre Marcus Bicalho Pinto Rodrigues, conta que inicialmente foram distribuídos todos os alimentos estocados no Instituto. Alguns funcionários demonstraram apreensão com a doação, já que nos armários estavam as compras para todo o semestre. “Começamos abrindo a nossa própria dispensa, com a segurança absoluta na multiplicação dos alimentos, que se dá quando você distribui o que tem aos que mais necessitam. Alguns argumentaram sobre o retorno das crianças e, então, expliquei com clareza que precisávamos compreender o momento que estávamos enfrentando e ter fé”, disse, ao lembrar a passagem bíblica da multiplicação dos pães e peixes.

A ação inicial foi suficiente para atender 180 famílias, ao longo das primeiras duas semanas. Depois disso, parceiros somaram esforços na rede de solidariedade e muitas doações chegaram ao local. “Com a miséria aumentando e as dificuldades financeiras assolando cada vez mais famílias, buscamos parceiros para expandir o projeto”, relatou.

Padre Marcus destaca e agradece a parceria do supermercado Nicolini na iniciativa. “Tudo que as pessoas compram lá, informando que é para ajudar o Instituto, o Nicolini dobra a quantia para contribuir com a doação. Essa atitude foi fundamental”, revela.

A manicure Sabrina Selestino, de 27 anos, viu-se desempregada quando a proprietária do salão de beleza onde trabalhava fechou as portas do estabelecimento e dispensou todos os funcionários, sem aviso prévio. “A cesta básica me ajudou muito neste momento extremamente delicado que estamos passando”, conta a mãe de duas meninas, de dois e cinco anos que recebeu o auxílio do IMDAZ.

Como receber o benefício

A equipe do Instituto realiza o cadastro das famílias em lista informatizada, com nome, documento de identidade e comprovante de residência. “Para que possamos beneficiar ainda mais pessoas, pedimos que as famílias carentes façam intervalos de pelo menos quatro semanas para a retirada de uma nova remessa de alimentos”, explica.

As fichas são distribuídas nas quartas-feiras, ao meio-dia, no IMDAZ, que está localizado na avenida Domingos de Almeida, 3.150. A distribuição das cestas básicas ocorre nas quintas-feiras, a partir das 8h30min. Cada família faz a retirada dos alimentos em horário agendado para garantir que não ocorra aglomeração de pessoas.

Saiba como ajudar

Aqueles que quiserem contribuir poderão levar as suas doações ao IMDAZ ou entrar em contato pelo telefone (53) 3228-5505, informando o endereço para que os voluntários busquem a  doação. Além disso, é possível doar valores através da conta bancária 061016770-9, Banrisul, Agência 0320, CNPJ 92.238.138.0022/76.

Redação: Mariana Santos