/ Notícias / Ilustrador que "abrasileirou" Zé Carioca visita Ponto de Cultura da UCPel
Ilustrador que "abrasileirou" Zé Carioca visita Ponto de Cultura da UCPel
11.09.2013 | 17:16 | #institucional
Ilustrador que "abrasileirou" Zé Carioca visita Ponto de Cultura da UCPel
Na tarde desta terça-feira (10), antes mesmo da inauguração oficial do novo espaço que irá abrigar o Ponto de Cultura da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), um visitante ilustre esteve passando pelo local. De fala mansa e olhar sereno, Renato Canini, um dos mais reconhecidos artistas gráficos brasileiros, deu atenção a todos que foram encontrá-lo. Encantado com a exposição, o artista aprovou o Projeto desenvolvido em sua homenagem, cujo destaque especial é para o personagem Tibica – o defensor do meio ambiente.

Com o trabalho voltado para a preservação do patrimônio histórico de Pelotas e sua consequente relação com o resgate da vida e obra de artistas de reconhecido prestígio, o Ponto de Cultura da UCPel tem reforçado, ao longo dos anos, o compromisso da Instituição em valorizar a diversidade cultural.

“Estamos apresentando dois momentos que, na verdade, se complementam”, ressalta a coordenadora do Ponto de Cultura da UCPel, professora Fabiane Marroni. Ela explica que a trajetória de Canini, por si só, já é uma forma de revelar ao público boa parte do trabalho de ilustração desenvolvido pela imprensa no Brasil. Fabiane conta, ainda, que a escolha por realçar a figura do indiozinho Tibica, em paralelo a toda a obra do artista, visa suscitar a reflexão sobre questões importantes, como a sustentabilidade ambiental.

Unidos pela arte
Acompanhando Canini em sua visita à Universidade, a desenhista pelotense Maria de Lurdes, esposa e parceira na elaboração das ilustrações, não poupou elogios ao companheiro: “eu desenho um pouco, fiz alguns trabalhos para um jornal da cidade, nos anos 80, mas nada comparado a ele”, reconhece. Os dois se conheceram durante uma exposição em Porto Alegre. De lá para cá já se vão quase duas décadas. Residindo em Pelotas durante esse tempo, Canini lembra com carinho do encontro com Maria de Lurdes. “Nos conhecemos por intermédio de um amigo. Temos muitas afinidades e uma coisa leva à outra. Daí em diante, foi só juntar o útil ao agradável”, brinca. Acompanhando atentamente cada um dos desenhos expostos, o ilustrador revela que encontrou trabalhos dos quais nem lembrava mais. “Confesso que eles descobriram artes que não guardava mais na lembrança. É muito gratificante estar presente nesse espaço”, diz.

Reconhecimento
Conhecido pela criação do personagem Zé Carioca e com passagem por jornais alternativos como O Pasquim, Canini dedicou-se à proposta de nacionalizar as histórias em quadrinho durante o período em que criou ilustrações para a Editora Abril. A autenticidade do artista, dedicado a reafirmar a identidade do seu personagem mais famoso, reforça o seu interesse em valorizar a cultura nacional.

Esse processo está contemplado pela proposta do Ponto de Cultura da UCPel. Desde 2001, o Laboratório de Acervo Digital (LAD) da Universidade, que foi criado  pelo Grupo de Pesquisa Acervo Digital (GrAD), procura digitalizar trabalhos dos mais variados, proporcionando o resgate de obras históricas.

* Para ver mais fotos, amplie a imagem e clique nas setas laterais.