/ Notícias / II Encontro de Traumatologia e Ortopedia aborda a reabilitação cirúrgica e conservadora
II Encontro de Traumatologia e Ortopedia aborda a reabilitação cirúrgica e conservadora
30.05.2014 | 17:33 | #fisioterapia
II Encontro de Traumatologia e Ortopedia aborda a reabilitação cirúrgica e conservadora
Na noite desta quinta-feira (29), teve início na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o II Encontro de Traumatologia e Ortopedia, promovido pelo curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica da UCPel, em parceria com a Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (ABRAFITO).

O evento de âmbito nacional trata de especialidades como mão, pé, coluna, ombro, joelho e quadril, com enforque na reabilitação, tanto cirúrgica quanto conservadora, e tem a participação de médicos e fisioterapeutas da região e outras cidades do Rio Grande do Sul.

No primeiro dia do evento, foram discutidos assuntos relacionados ao Módulo Mão, com temas como Bandagem funcional na epicondilite, Reabilitação das fraturas de escafoide, Atualidades na reabilitação da mão, Tratamento conservador da síndrome do túnel do carpo, Uso de órteses na reabilitação da mão e mesa-redonda tratando da discussão de casos de Fisioterapia.

Na manhã desta sexta-feira (30), segundo dia do evento, houve palestras com o ortopedista Eduardo Ávila falando sobre o tema Hálux valgo - Tipos de tratamento, e com o fisioterapeuta Fabrício Duarte, que abordou os temas Entorse de tornozelo e Reabilitação da fasceíte plantar e prevenção de recidivas. O evento continuou durante a manhã com a apresentação dos temas Novas tecnologias para reabilitação dos pés, Fasceíte plantar x Esporão de calcâneo, Laserterapia no tratamento da reabilitação do tendão calcâneo, Exercícios excêntricos na reabilitação do tendão calcâneo e mesa-redonda aberta a perguntas para o público.            
               
Segundo a professora Daniela Martin Iserhardt, coordenadora do evento, a região Sul é carente em encontros como este. “O evento está se fortalecendo cada vez mais com o apoio que vem sendo recebido de parceiros e a credibilidade que está sendo transmitida”, acrescenta.

Para a acadêmica do curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica da UCPel, Waleska Guerreiro, que também participou da primeira edição do evento em 2012, os debates estão agregando mais conhecimento através da vivência e experiência dos profissionais de cada especialidade.

O II Encontro de Traumatologia e Ortopedia continua nesta tarde com palestra sobre o Módulo Coluna, e à noite com o Módulo Ombro. O evento encerra neste sábado (31), abordando o Módulo Joelho e o Módulo Quadril.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?