/ Notícias / Identificação eletrônica contribui para a segurança na UCPel
Identificação eletrônica contribui para a segurança na UCPel
21.10.2013 | 14:29 | #institucional
Identificação eletrônica contribui para a segurança na UCPel
Há quase dez anos o Campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conta com um sistema de identificação eletrônica. Em 2004, atendendo solicitação da comunidade acadêmica, foi implantado o serviço na portaria do prédio. O uso das catracas tem ajudado a amenizar o problema de insegurança que ronda a região do Porto, local de grande fluxo de estudantes. A tendência é que a medida seja adotada nos demais prédios da UCPel.

“A colaboração da comunidade acadêmica é fundamental para promover a segurança de quem frequenta a Universidade”, ressalta a coordenadora do prédio do Campus II, Márcia Rachinhas. Ideia que é compartilhada pelo diretor do Centro de Educação e Comunicação, professor Jairo Sanguiné Júnior, defensor não apenas do controle de quem circula pela Instituição, mas, principalmente, do respeito aos profissionais que contribuem para a segurança de alunos, funcionários e professores.

“Convocamos os presidentes dos Diretórios Acadêmicos (DA’s) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para pedir a colaboração de todos, no sentido de sensibilizarem seus colegas da importância desse sistema para garantir a segurança de quem frequenta a Universidade”, disse.

Diálogo e perspectivas
Diversas opiniões foram expressas na reunião realizada junto aos representantes discentes, que ocorreu na tarde do dia  26. A coordenadora do curso de Psicologia, professora Carmen Lopes, e o prefeito do Campus, Leandro Azambuja Paz, também participaram da conversa. A preocupação com a integridade física dos alunos foi compartilhada por Leandro, que apontou a possibilidade de expansão do projeto para os demais prédios da UCPel.

“Por disponibilizar Caixas Eletrônicos à comunidade acadêmica, em todos os Campi, torna-se ainda mais necessária a implantação de medidas que possam coibir possíveis problemas”, destacou. Ele lembrou, ainda, que algumas medidas já estão sendo tomadas, sobretudo em função dos acontecimentos que ocorreram em outras instituições de ensino, como o caso do assalto na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Prova disso é que o portão do Campus I, o qual dá acesso à UCPel pela rua Dom Pedro II, está sendo fechado mais cedo.

Representantes discentes e docentes entraram em consenso sobre a importância do respeito às regras de segurança. Embora a responsabilidade pelos pertences pessoais seja de seus proprietários, foram citados alguns exemplos que demonstram a contribuição do sistema de identificação eletrônica para coibir possíveis furtos de materiais esquecidos nas dependências da Universidade.