/ Notícias / Ícone de Nossa Senhora da Sabedoria despede-se da UCPel
Ícone de Nossa Senhora da Sabedoria despede-se da UCPel
26.06.2013 | 11:28 | #capelania-e-identidade-crista
Ícone de Nossa Senhora da Sabedoria despede-se da UCPel
As universidades católicas devem ser geradoras de sabedoria: a arte do discernimento que leva para a vida. Foi desta forma que o chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), arcebispo Dom Jacinto Bergmann, salientou a passagem do ícone de Nossa Senhora da Sabedoria pela UCPel. A obra de arte, que ficou em Pelotas de 21 a 25 de junho, passa por todas as universidades católicas do planeta. Na manhã desta terça-feira (25), em um momento de reflexão e oração, o ícone foi entregue para representantes do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), de Santa Maria.

Assim como a Cruz Peregrina também passa pelo mundo conclamando os jovens à Jornada Mundial da Juventude, o ícone de Nossa Senhora da Sabedoria é um elemento que busca visibilizar o encontro de jovens universitários, explicou Dom Jacinto. "As universidades católicas devem se caracterizar pela sabedoria. Não queremos o conhecimento por si só", mencionou. De acordo com ele, no sentido bíblico, a sabedoria pode ser conceituada como "a arte do discernimento que leva para a vida". "O bem leva para a vida. O mal, não. E como é difícil hoje a sabedoria. Em quê a gente aposta? Quem tem mais, pode mais e chora menos? O tempo para Deus está pequeno. Não se discerne mais o que é passageiro do que é eterno", alertou.

Segundo o arcebispo, Deus é a sede da sabedoria e Maria foi quem mais se aproximou, com seu exemplo de vida, desse discernimento. "Seu Filho é a sabedoria personificada", disse.

Um selo com a marca da UCPel foi colocado na parte de trás do quadro, onde estão recordações dos diversos locais por onde passou.

O reitor, José Carlos Bachettini Júnior, fez votos de que a sabedoria permaneça na UCPel. "O ícone vai embora, mas esperamos que deixe a luz do discernimento a todos os professores, alunos e funcionários, agora sob a bênção de Nossa Senhora Medianeira, padroeira da UCPel, para conduzir nosso dia a dia", destacou.

Pela UCPel
Durante sua passagem pela UCPel, o ícone esteve nos campi I, II e da Saúde e Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), além de passar, também, pelo Seminário São Francisco de Paula, Instituto de Teologia Paulo VI, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Catedral e Santuário de Adoração.

Na avaliação do capelão da UCPel, padre Rogério Mosimann da Silva, a passagem do ícone mobilizou e congregou muitas pessoas, além de lançar a reflexão sobre a sabedoria dentro do ambiente universitário. "Que a Universidade seja um lugar de manifestação da sabedoria de Deus e possa se colocar à serviço da vida", salientou.

A pró-reitora de Administração da UNIFRA, Inacir Pederiva, veio à UCPel para buscar o ícone, que ficará até o dia 28 em Santa Maria. De acordo com ela, receber a informação de que a obra passaria por lá já foi emocionante. "A preparação está sendo intensa com a comunidade universitária, que aceitou com alegria. Vai ser um momento de evangelização, resgatando valores", pontuou.