/ Notícias / Ícone de Nossa Senhora da Sabedoria circula pela UCPel
Ícone de Nossa Senhora da Sabedoria circula pela UCPel
24.06.2013 | 15:23 | #capelania-e-identidade-crista
Ícone de Nossa Senhora da Sabedoria circula pela UCPel
Ela educou o Salvador da Humanidade com seu jeito simples, mas guiado pela luz de Deus. O exemplo da sábia jovem Maria foi gravado em pedra, em uma detalhada obra de arte, que circula por todas as universidades católicas do mundo. Nesta sexta-feira (21), o ícone de Nossa Senhora da Sabedoria chegou à Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde permanece até a terça-feira (25).

Durante o momento de oração e reflexão que ocorreu no saguão do Campus I, na acolhida ao ícone, o capelão da UCPel, padre Rogério Mosimann da Silva, lançou o questionamento: o que aquela jovenzinha de Nazareth tem a ensinar em um ambiente científico, como uma universidade? "Uma universidade que se pensa, em termos de sabedoria, é capaz de colocar o saber acadêmico à luz da sabedoria do Evangelho, inspirado verdadeiramente no viver com amor e serviço", pontuou. Em sua explanação, lembrou que a sabedoria está presente na vida e no dia a dia das pessoas.

O reitor, José Carlos Bachettini Júnior, pediu que a comunidade universitária da UCPel possa ser abençoada com sabedoria.

O aluno do curso de pós-graduação em Biologia da Conservação, Reges Echer, estava passando pelo saguão quando notou o quadro e, motivado por sua formação cristã, decidiu se aproximar. De acordo com ele, além de uma bela obra de arte o ícone de Nossa Senhora da Sabedoria propõe reflexão. "É muito válido pedir um pouco de sabedoria", disse. Segundo ele, também egresso do curso de Ecologia da UCPel, muitas vezes se vive uma divisão de saberes isolados. "É importante buscar uma iluminação e vivenciar a ciência nos valores de fé e de vida", opinou.

No domingo, o ícone esteve presente durante todo o tempo de realização do Vestibular de Inverno. Até terça-feira, o quadro estará em outros locais da Universidade. Confira a programação dos próximos dias.

Dia 24, segunda-feira
10h15min - Acolhida ao ícone e Missa no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, da UCPel (Avenida Fernando Osório, nº 1.586)
15h - Acolhida ao ícone e Missa na capela do Campus II da UCPel (Rua Almirante Barroso, nº 1.202)
18h - Missa na capela do Campus I da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, nº 373)
20h - Acolhida ao ícone e momento de oração no Seminário São Francisco de Paula / Instituto de Teologia Paulo VI (Avenida Dom Joaquim, nº 1.458)

Dia 25, terça-feira
08h - Oração e reflexão no Seminário São Francisco de Paula / Instituto de Teologia Paulo VI
09h - Acolhida do ícone no Hospital Universitário São Francisco de Paula (rua Marechal Deodoro, nº 1.123)
10h30min - Missa na capela do Hospital
12h - Solenidade de entrega do ícone para o Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), de Santa Maria, com presença do arcebispo e chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann - Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, nº 373).
12h30min - Almoço com representantes da UNIFRA e da UCPel