/ Notícias / HUSFP/UCPel recebe cortejo promovido pelo 12° Festival Internacional Sesc de Música
18.01.2024 | 18:07 | #institucional

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve presente nesta quinta-feira (18) no cortejo promovido pelo 12° Festival Internacional Sesc de Música. A apresentação do cortejo de cordas e sopro trouxe uma parte do grupo Sesc Pantanal, do Mato Grosso, que percorreu diferentes alas do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A Maternidade, Clínica Médica, Pediatria, Setor de Cirurgia e Pós cirurgia, Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e Hemodiálise foram alguns dos locais que receberam os músicos.

Com o objetivo de descentralizar o lugar em que a música é tocada e levar para diferentes realidades, o grupo, formado por dois violinistas e uma flautista, percorreram os ambientes hospitalares com música clássica. A violinista e professora, Maiara Monteiro, em uma das unidades do Sesc do Mato Grosso, que acompanhava os alunos, destaca a importância dos alunos em participarem da ação. “É uma experiência única, eles são adolescentes e estão tendo a oportunidade de estar com grandes músicos do Brasil e de fora, oportunidade que muitas pessoas não têm”, diz.

A professora, também violinista, Guilherme Bastos e a flautista Ana Vitória, arrancaram sorrisos tanto dos pacientes quanto dos que trabalhavam. A professora ainda conta o desafio de vir de longe para participar da atividade. “Muitos deles nunca tinham andado de avião, moram no interior. Ter essa experiência de vida, de estar com outras pessoas do nosso país, que é tão grande. Eu acho que isso vai enriquecê-los enquanto músicos, enquanto pessoas”, completa

Uma das pacientes, Zaida Maria Agostinho, internada para uma cirurgia, se emocionou ao ver o grupo passar. “Eu vi eles na TV e me emocionei, hoje também. Porque são tão jovens, vindo de tão longe, buscando seus sonhos”, ela fala. Outra paciente, Graziele Machado, mãe de uma menina de um dia de idade, assistiu com sua filha, Luna, o cortejo dos músicos. “Acho uma calmaria para os meus ouvidos. Eu adoro esse tipo de música. Traz muita tranquilidade para mim e para minha bebê”, comenta.

Acompanhou o cortejo, o Diretor Geral do HUSFP, Márcio Slaviero, que os guiou pelos lugares e os apresentou para todos que estavam presentes. O alívio e o conforto, foram coisas que o diretor realçou ao se referir à ação. “O que seria do ser humano sem música? A música acompanha os melhores momentos da nossa vida, e nos momentos difíceis ela tem o poder de transformador de força”, afirma.

Campus da Saúde recebeu cortejo nesta quarta (17)

O cortejo também esteve presente no Campus Saúde da UCPel, na quarta-feira (17), com apresentação dos músicos da Orquestra Social do Sesc Minas Gerais. A guia dos músicos, que também atua no Sesc Pelotas, Nathalia Cardoso, comenta sobre a ação que, além do festival, promove a formação dos alunos. “A música é transformadora, tem o poder da cura, de alegria, acolhimento e união”, finaliza.

Redação: Lucia Ippolito