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HUSFP reforça ações de prevenção ao enfrentamento da Covid-19
22.04.2020 | 15:49 | #husfp #coronavirus
HUSFP reforça ações de prevenção ao enfrentamento da Covid-19

Para reforçar a prevenção e o enfrentamento da Covid-19, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), após a confirmação do primeiro caso em profissional da equipe de assistência, no dia 17/04, ampliou e adotou novas medidas com foco na segurança dos funcionários. Além de reforçar as capacitações diretas quanto aos protocolos sanitários e quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI's), começou a imediata readequação dos locais onde são registradas a entrada e a saída dos colaboradores, os chamados relógios-ponto.

Numa medida que envolve os setores Estrutura e Manutenção, Tecnologia da Informação, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e Recursos Humanos, além da Comunicação, seis relógios-ponto passam por modificação para que os mais de 1,3 mil trabalhadores do HUSFP, dos três turnos, não fiquem aglomerados na hora de registro do ponto e de troca de turno. Já havia sinalização instalada demarcando a distância mínima de filas para os colaboradores, mas isso não vinha contendo o afastamento solicitado.

Agora, as máquinas estão sendo redistribuídas para evitar a concentração nos locais de acesso à instituição. Além disso, a sinalização visual de alerta e orientação também está sendo revista e reforçada, destacando ainda mais a distância correta entre as pessoas. Um dispenser de álcool ao lado de cada relógio também é disponibilizado.

 

Planejamento 

Logo que foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus no HU, o SESMT realizou reunião com a equipe da qual a profissional que testou positivo faz parte. Na ocasião, novos protocolos foram adotados e as instruções necessárias repassadas. Todos os trabalhadores vêm sendo monitorados, sempre de acordo com as recomendações da Vigilância Epidemiológica. A técnica de enferma'gem com exame positivo passa bem e permanece em isolamento e recuperação domiciliar.

Para o diretor de assistência do HUSFP e membro oficial do Comitê de Gestão COVID-19, o médico Edevar Rodrigues Machado Júnior, o hospital estruturou-se desde que foi possível visualizar a chegada inevitável da Covid-19 no país. “Atuamos com forte planejamento e responsabilidade em ações efetivas. Nosso hospital está preparado para receber pacientes, uma vez que todas as equipes foram treinadas para se proteger e enfrentar o vírus", destaca.

 

Avaliações por comitê

Desde que os primeiros casos foram notificados no Brasil, o HU adotou uma série de medidas de segurança. Já em fevereiro foi instituído o Comitê de Gestão COVID-19 pela Associação Pelotense de Assistência a Cultura (APAC), do qual o HUSFP faz parte. Desde então, o hospital segue as orientações da equipe técnica.

A primeira delas foi reforçar os canais de comunicação educativos, com relação à higiene das mãos. Dessa forma, expandiu-se a oferta de soluções alcoólicas em pontos já existentes e ampliada a disponibilização do produto em locais de maior circulação, como corredores, portaria e recepções. Ao mesmo tempo, setores administrativos começaram a atuar em esquema de rodízio, plantão e home office.

Na sequência, as visitas sociais foram suspensas nas dependências do hospital. Pacientes internados, atualmente, só podem ter um acompanhante - antes não havia limite para as visitas. Em paralelo, as cirurgias eletivas foram canceladas, assim como todos os eventos presenciais, vide reuniões, treinamentos, aulas e atividades que envolvam agrupamentos. Nestes casos, os processos passaram a ser mediados por tecnologias.

Todos os funcionários que atendem diretamente pacientes receberam capacitações para o uso e descarte correto dos EPIs. Novos treinamentos já estão sendo agendados para reforçar a proteção individual e com os internados.

Além disso, o setor de Gestão de Pessoas oferece suporte psicológico, com disparo de mensagens, vídeos de apoio e teleconsultas. Preocupada com o valor crescente e o baixo estoque dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a instituição desenvolveu uma campanha de arrecadação de recursos e de doação de materiais de higiene, proteção e saúde para enfrentamento da Covid-19.

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